O IV Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Pesca, realizado no começo do mês de outubro, na região serrana de Macaé teve como principal objetivo conscientizar e alertar as trabalhadoras que vivem da pesca sobre seus direitos como profissionais no Instituto de Seguridade Social (INSS). Além disso, assuntos como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST); cooperativismo e responsabilidade sócio ambiental foram abordados durante o evento.
Autoridades municipais como o prefeito Riverton Mussi e o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado participaram do encontro. Associação de Pescadores de Campos, Cabo Frio, Itaperuna, São Gonçalo; representantes do poder público de Campos; instituições relacionadas à pesca; e artesãos macaenses também marcaram presença no IV Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Pesca.
- As palestras servem para alertar as trabalhadoras, com a representante do INSS, a Dilma, as mulheres terão seus direitos reivindicados e suas dúvidas esclarecidas – explica o presidente da Colônia de Pescadores, Osvaldo Romano da Silva, lembrando que os pescadores participaram de sorteios de brindes.
Durante o evento, profissionais do INSS ministraram palestras sobre direitos dos profissionais e representantes de Rio das Ostras também participaram com apresentação da vida pesqueira. Responsável pelo setor de prevenção de DST da prefeitura de Macaé, alertando os riscos das doenças e como preveni-las. A responsabilidade sócio-ambiental foi tema debatido pelo Programa Mosaico da Petrobras.
O evento foi organizado pela Colônia de Pescadores Z – 03 Macaé, sendo responsável pelo encontro Rosemary da Silva. No encerramento, a colônia proporcionou um show de música ao vivo.