Foto: Kaná Manhães
Evento acontecerá de 18 a 22 de outubro na Cidade Universitária
Apresentação de filmes, palestras, minicursos, mostra de trabalhos acadêmicos são algumas das atrações da ‘IV Semana Universitária’, este ano com o tema ‘Pesquisa, conhecimento, saberes’. As inscrições terão início na próxima segunda-feira (4). O evento, que acontecerá de 18 a 22 de outubro na Cidade Universitária, engloba a ‘II Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Fundação Educacional de Macaé (Funemac)’, integrada por 29 trabalhos selecionados para recebimento bolsas de extensão e de iniciação científica.
Este ano, a proposta da Semana Universitária é a valorização dos talentos locais. As atividades contam com a participação de pesquisadores que desenvolvem seus trabalhos na região. Durante a Semana, acontece a ‘II Mostra de Trabalhos Acadêmicos’, que consiste na apresentação de pesquisas ou de atividades de extensão que passaram por um processo de seleção ou de renovação de bolsas, no início deste ano, por meio do Edital de Incentivo à Pesquisa e à Extensão Acadêmica da Fundação Educacional de Macaé (Funemac)/ Secretaria de Educação, para patrocínio.
A prefeita em exercício, Marilena Garcia, ressaltou a importância da Semana Universitária para o esclarecimento à sociedade do papel da universidade e ainda para a divulgação da pesquisa local. Ela acrescentou “A Mostra foi criada com o objetivo de dar mais transparência ao processo de seleção de bolsas por meio de edital público. Ela acontece durante a ‘Semana Universitária’ que vem esclarecer o papel da universidade relativo à pesquisa e à extensão”.
A Secretaria de Educação, através da Funemac, patrocinou: três trabalhos da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS); 24 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um da Universidade Federal Fluminense (UFF), abrangendo diversas áreas do conhecimento.
O superintendente Acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha, enfatizou o enfoque regional das pesquisas “Uma boa parte delas, desenvolvidas com esse patrocínio pelo Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), é voltada para pesquisa regional. Também algumas na área da saúde, como a que trabalha a questão da dependência química e outra sobre a prevenção de acidente vascular cerebral. Há ainda o trabalho de prestação de atendimento jurídico à população local e de resgate da memória de Macaé”, pontuou.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, das 9h às 17h, na Secretaria de Pós-graduação e Extensão, localizada no 3° andar do prédio da Funemac, na Cidade Universitária, rua Aluízio da Silva Gomes, n° 50, Granja dos Cavaleiros. O telefone para mais informações é 2796-2519.
Programação
A “IV Semana Universitária” será aberta, dia 18 de outubro, às 16h, com a Mostra de Trabalhos Acadêmicos, na sala 203. As atividades contam com a participação de Mestres, vinculados a Funemac e a FeMASS que levantarão discussões sobre a educação superior. Às 19h, no auditório Professor Cláudio Ulpiano, o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, realizará a palestra “Pesquisa, conhecimento e saberes”. A mostra de trabalhos prosseguirá, no mesmo horário e local, até o dia 21.
No dia 19, às 9h, será oferecido o minicurso Atualização da Língua Portuguesa, com a professora Jardene Jardel, seguido, às 14h, no auditório, da ‘Sessão Universitária’, com o filme “Os Sertões”. A obra será debatida pelo professor Dauro Franco. Às 19h, no auditório, o professor Francisco Carlos Gomes ministrará a palestra “ Conhecimento e autonomia”.
A “Sessão Universitária”, do dia 20, também às 14h, no auditório, apresentará o filme “Uma cidade sem passado”, com os debatedores Francisco Carlos Gomes e Marta Helena Cardim. No dia 21, às 10h, a professora Marta Cardim, ministrará o minicurso “A pesquisa na universidade e os desafios da formação profissional: inquietando saberes e práticas”.
Nesse dia, na ‘Sessão Universitária’ será exibido o filme ‘Narradores de Javé’, com os professores Meynardo Rocha e Rodrigo Araújo, seguida da palestra, às 19h, “Conhecimento e Inclusão”, com a professora Rita Manhães. O encerramento do evento, dia 22, acontecerá às 19h, com a apresentação da Camerata Petrobras Bacia de Campos.