
Foto: Rui Porto Filho
Rodas de conversa com servidores da unidade estão sendo realizadas diariamente.
A equipe da Unidade de Pronto Atendimento 24h da Barra de Macaé (UPA da Barra) aderiu à campanha nacional de conscientização sobre a necessidade de atenção à saúde mental ‘Janeiro Branco’. A campanha foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde em Macaé no início do mês. A partir deste ano, a UPA da Barra realizará mensalmente campanhas de reeducação do público e ciclos de rodas de conversa voltados aos servidores da unidade.
A UPA da Barra conta com serviço de psicologia. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, clínicos gerais, fisioterapeutas e enfermeiros. As rodas de conversa voltadas aos servidores da unidade estão sendo realizadas diariamente, às 15h, mediadas pelo psicólogo de plantão. O coordenador e assistente social da UPA da Barra e sociólogo, André Luís de Carvalho, mediou o encontro desta quarta-feira (14).
“Em nosso dia a dia nos deparamos com muitos casos de pacientes com transtornos de ansiedade, depressão e crise de pânico. Com intervalos de uma hora, abordamos junto ao público da unidade sobre cuidados com a saúde mental , em intervenções rápidas, e distribuímos frases positivas e informações aos pacientes. Cuidados com a saúde mental vão desde a prática de atividades físicas, de recreação, de leitura, até a busca por ajuda médica. Não basta cuidarmos da saúde física, é preciso cuidarmos da saúde mental. Além disso, estamos fazendo rodas de conversa com os servidores. O objetivo é que os integrantes da equipe olhem para dentro de si, porque são peças importantes em nosso sistema de trabalho. Estas pessoas também têm medos e angústias”, relata André Luís.