logo

Jardim Sensorial é atração na Feira Macaé Sempre Verde

24/05/2007 15:04:02 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Vivenciar por alguns segundos a percepção de um deficiente visual. É uma das experiências por que passam os alunos da rede municipal de Macaé que visitam a Feira de Educação Ambiental Macaé Sempre Verde que acontece até sábado (26), no Parque da Cidade. O Jardim Sensorial é exposto pelo Centro Educacional Municipal Professor Walter Boschiglia, escola de deficientes visuais.

Ao chegarem ao estande, os visitantes têm os olhos vendados. Em seguida, guiados pelos alunos (deficientes visuais) aos canteiros que têm 18 espécies entre ervas medicinais, condimentos e ervas aromáticas.

Nos canteiros identificados em braile, os monitores apresentam espécies como alecrim, orégano, arruda, hortelã, manjericão, cravo, pimenta entre outras. “Durante a explanação dos monitores é feita também a descrição dos nomes científico e popular, a família a que pertence e a origem”, explica a coordenadora pedagógica, Ildete Soares.

- O Jardim sensorial permite aos visitantes perceberem como os deficientes sentem o mundo. Eles conseguem perceber a espessura, o tamanho e o cheiro, coisas que passam despercebidas no nosso dia-a-dia - diz a coordenadora, acrescentando que o resultado não poderia ser melhor.

- As crianças saem daqui deslumbradas com a experiência e quando tiram a venda despertam para uma outra forma de ver o mundo - comemora Ildete.