logo

Jiboia de dois metros é devolvida a seu habitat pela Guarda Ambiental

30/01/2014 15:34:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Encontrada na manhã desta quinta-feira (30), ela foi examinada e considerada saudável, pesando aproximadamente 15 quilos

Uma jiboia medindo cerca de dois metros volta ao seu habitat natural depois de ser resgatada pela equipe da Gerência de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Macaé na sede da área de Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), na Granja dos Cavaleiros.

Encontrada na manhã desta quinta-feira (30), ela foi examinada e considerada saudável, pesando aproximadamente 15 quilos. À tarde foi solta pelos homens do grupamento em local seguro.

Segundo os agentes da Guarda Ambiental, as cobras se afugentaram porque houve uma limpeza pelos funcionários da Pesagro de parte da área com aproximadamente 10 hectares . Duas jiboias menores e um filhote, encontrados neste mês estão abrigados na sede da Guarda. Elas foram capturadas em empresas do bairro Novo Cavaleiros. A limpeza de vegetação seca foi feita para se evitar incêndio neste espaço de pesquisa e proteção ambiental.

Antes de ser solta, a cobra foi recolhida em uma caixa apropriada de onde se mostrou irritada. Essa espécie não é venenosa, mas é capaz de se enroscar em sua preza causando sufocamento e lesões. Sua mordida é bastante dolorida e provoca inflamações. Na natureza ela se alimenta de roedores, muito abundantes em seu habitat natural.

"Uma cobra deste tamanho é capaz de capturar até um cachorro", informou o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno. Por isso, avistando um animal como esse é necessário que se informe ao grupamento por meio dos telefone: (22) 99701-9770.


Fotos Relacionadas