Foto: Divulgação
Competições vão ser realizadas a partir das 8 horas.
Já está tudo pronto para a realização da edição deste ano dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM 2012), nesta quarta-feira (15), das 8h às 17h, no Forte Marechal Hermes. O evento esportivo pretende integrar cerca de 400 estudantes da rede municipal de ensino na disputa em diversas categorias do atletismo. O objetivo é contribuir com a ampliação da prática do esporte na rede municipal de ensino, desenvolver conceitos morais e sociais dos estudantes, além de incentivar a descoberta de novos talentos.
— Os Jogos Estudantis estimulam a cultura da paz e promovem a inclusão destes alunos. E é assim que se constrói um pensamento educacional diferente, favorecendo ações para a formação da cidadania. Também é uma oportunidade de descobrirmos talentos que, de repente, só precisam de uma chance como esta para serem reconhecidos — afirmou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
A disputa será realizada entre atletas na faixa etária que vai dos 12 aos 17 anos. Os estudantes serão divididos entre a Categoria A, que contará com os alunos nascidos nos anos de 2000, 1999 e 1998, e a Categoria B, em que os estudantes precisam ter nascido nos anos de 1997, 1996 e 1995. Nesta categoria, inclusive, a competição será classificatória para os Jogos Estudantis das Escolas Públicas (JEEP-Rio), disputados no Rio de Janeiro, caso eles obtenham resultados significativos na classificação final das provas do JEEM.
Entre as modalidades do atletismo que serão disputadas durante o JEEM estão às provas de 100m rasos, 400m rasos, 1000m rasos, revezamento 4x100m, salto à distância, salto em altura, arremesso de peso e de dardo. Cada aluno poderá participar de duas provas individuais e uma coletiva. Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados em cada prova.
— O JEEM é um projeto desenvolvido desde 2009. E trata-se de um evento que não é somente físico, pois trabalha também toda a parte pedagógica e de formação de conceitos, como disciplina e espírito de grupo e cooperação, por meio do desporto. A educação deve transpor os muros da escola, pois as atividades extracurriculares também são muito importantes e complementam a grade de ensino regular — explicou a subsecretária de Educação, Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Márcia Alves.
O evento contará com uma equipe de trabalho formada por profissionais e estagiários da Secretaria de Educação e com uma estrutura, que contará com ambulância, além do apoio do Forte Marechal Hermes e da Fundação Municipal de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur).