logo

Jogos Estudantis revelam talentos do atletismo na rede municipal

31/08/2012 12:00:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Luiz Bispo

Evento contou com a participação de dez escolas, da área central e da Serra e, de aproximadamente 400 estudantes.

A última quinta-feira (30) foi de muito esporte no Forte Marechal Hermes. Isso porque os alunos-atletas da rede municipal de ensino disputaram os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM 2012), das 8h às 17h. O evento contou com a participação de dez escolas, da área central e da Serra e, de aproximadamente 400 estudantes. O dia ainda foi de homenagens aos professores, com entrega de troféus, pelo Dia do Profissional de Educação Física, que será comemorado neste sábado (1).

- O JEEM é uma competição saudável, que ajuda a promover a integração, trabalha conceitos, como respeito e disciplina, além de permitir que estes alunos vençam obstáculos e superem seus limites. São talentos que estão na rede municipal e podem se tornar grandes campeões no futuro, não só nas competições como atleta, mas também na vida, como cidadãos, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

Houve disputa em diversas modalidades do atletismo, como as provas de 100 metros rasos, 400 metros rasos, 1000 metros rasos, revezamento 4x100 metros, salto à distância, salto em altura, arremesso de peso e de dardo. Os estudantes foram divididos em duas categorias. Na Categoria A, disputaram os alunos nascidos nos anos de 2000, 1999 e 1998, enquanto a B, foi composta pelos alunos nascidos nos anos de 1997, 1996 e 1995. As escolas vencedoras receberam troféus e os três melhores atletas em cada prova (masculino e feminino) das categorias A e B, receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

Um dos talentos que fazem parte da rede municipal é Renan Pereira, de 16 anos, aluno do Colégio Municipal Engenho da Praia e vencedor dos 1000 metros rasos no JEEM.

- A escola está sendo o ponto forte para todos os alunos que gostam de praticar o atletismo. O importante para mim não é ganhar, mas participar. O esporte, além de ensinar educação, trabalha o emocional, para sabermos ganhar ou perder. A vitória foi importante para mim e para a escola também, afirmou ele que foi o representante de Macaé, nesta mesma prova, nos Jogos Estudantis no Rio de Janeiro, onde conseguiu uma medalha de prata.

O projeto de atletismo do Colégio Municipal Engenho da Praia, do qual Renan Pereira participa, é realizado em parceria com a Odebrecht, por meio do projeto Escola em Ação. Nele, duas vezes por semana, os alunos participam dos treinamentos durante o contraturno.

- É um projeto de inclusão social, em que o aluno permanece mais tempo na escola, já que o Engenho da Praia é um bairro bastante carente de atividades desportivas. Este ano já participamos das Olimpíadas Escolares na Categoria A, no Rio de Janeiro, além do Intercolegial, em que o Renan ficou em segundo lugar. Além disso, já estamos nos preparando para a disputa das Olimpíadas Escolares da Categoria B, que acontecem em setembro, também no Rio. O objetivo esportivo deste projeto é maravilhoso, mas a intenção é também integrar e socializar estes alunos, pontuou a professora do Engenho da Praia, Sandra Nascimento.

Outra unidade que desenvolve projeto de atletismo na rede é o Ciep Maringá, onde, em parceria com o Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar (CEMEAES), são desenvolvidas, além da iniciação desportiva, uma série de atividades sociais, culturais, educativas, além do próprio atletismo.

- E durante todo o ano, uma equipe, que é filiada a Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, prepara atletas, desde a categoria pré-mirim até a adulta, para diversas competições, falou o professor Hiller Franco.

Por tudo isso, o coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Ricardo Cortez, faz uma avaliação bastante positiva do JEEM 2012. “A avaliação que fazemos é positiva, pois as escolas atenderam as nossas expectativas. É importante estar fomentando o esporte, porque isso significa qualidade de vida e saúde. Além disso, estamos tirando estes jovens do ócio através do desporto, que é a coisa mais salutar da vida”, disse.

A subsecretária de Educação, Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Márcia Alves, fez questão de agradecer o empenho de todos na realização de mais uma edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais. “Só tenho que agradecer a todos os profissionais da rede municipal de ensino, a Coordenação de Educação Física, a Coordenação de Esportes e a todos os alunos participantes. Espero que cada um deles tenha, com esta competição, ganho em premiações, mas também ganho em cidadania e qualidade de vida”, finalizou.


Fotos Relacionadas