Técnicas verticais como arvorismo, tirolesa, acqua ride e boiacross são alguns dos esportes que estão acontecendo na programação dos Jogos Radicais da Natureza do Fest Verão na região serrana. O evento promovido pela prefeitura de Macaé, Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) e secretaria de Esporte e Lazer (Semel), começou no dia 28 de janeiro, na Ilha da Canoa, em Glicério, e vai até o dia 19 de março. Durante o carnaval, o evento será suspenso e retorna no fim de semana seguinte.
Neste fim de semana (18 e 19) os esportes radicais movimentaram a Ilha da Canoa. Os turistas que visitaram a serra se inscreveram para participar das modalidades esportivas realizadas no local. Com o sol quente e a água do rio São Pedro convidativa, o clima foi ideal para a prática do acqua ride e do boiacross depois de gastar muita adrenalina no arvorismo e na tirolesa.
- Os esportes radicais têm tudo a ver com a serra de Macaé. As pessoas podem desfrutar das belezas naturais de Glicério e ainda participar, com toda a segurança, das modalidades esportivas que a prefeitura oferece ao visitante -, explica Gerson Nunes, diretor de esportes radicais e ecoturismo da MacaéTur.
A programação, que começa sempre a partir das 10h, será suspensa durante o carnaval, mas volta com força total no fim de semana seguinte. Está prevista a realização do Campeonato Brasileiro de acqua ride, no mês de março. Segundo Gerson, esse evento será realizado à noite, inaugurando a iluminação da Ilha da Canoa. “Esse horário é mais propício, pois as comportas da antiga hidrelétrica são abertas à noite, aumentando o volume de água do rio São Pedro”, argumenta o diretor da MacaéTur.