Foto: Moisés Bruno
A 9ª edição do evento reúne professores orientadores pedagógicos de Macaé e região
Com o tema "Os nós, os laços e a rede", a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Orientação Pedagógica e do Centro de Formação Professora Carolina Garcia, prossegue nesta quarta-feira (23) com a "IX Jornada da Orientação Pedagógica". O evento, que acontece na Cidade Universitária, reúne professores orientadores pedagógicos da rede pública municipal e particular de Macaé e de cidades vizinhas.
A programação foi aberta com músicas populares brasileiras apresentadas pelo cantor Ricardo Badaró. Em seguida, foi exibido o curta-metragem "Chora, Vou Festejar", de Bernardo Araújo. A mestre em Políticas Sociais pela Uenf, Ivânia Ribeiro, abordou o tema "Desatando nós, formando laços, construindo redes".
"Para desatar nós, estabelecer laços e trabalhar em rede precisamos reaprender a realizar ações em conjunto. Não somente os profissionais da Educação, mas também toda a sociedade, por meio do diálogo com todos. A ideia é a promoção da qualidade do ensino e inclusão", frisou Ivânia.
O tema "Fronteiras da Inteligência Artificial (ou IA sem fronteiras?)" foi apresentado pela doutora em Computer Science (Department of Computing - Imperial College London), Priscila Machado Vieira Lima.
"A formação continuada para os educadores acontecem por meio do debate de questões atuais da sociedade e do cotidiano escolar. Nosso objetivo é melhorar os processos docente e discente da aprendizagem dos conhecimentos escolares e de vida para além da escola", ressaltou a coordenadora do Centro de Formação Professora Carolina Garcia, Regina Célia Nascimento.
A programação da tarde será aberta por apresentação do Coral do Colégio Botafogo, às 13h30, seguida, às 13h45, do tema "Mesa de Debates: Práticas Anticoloniais na Educação Básica", com mediação da orientadora pedagógica, Karina Nogueira. O debate terá participação da terapeuta ocupacional com doutorado em Psicologia nos Estudos da Subjetividade (UFF) e especialista em História e Cultura Africana(s) e Afro-brasileira(s) (USU/Instituto Pretos Novos), Márcia Cabral da Costa; o doutor em Educação (UFRJ), Édson Soares; e o doutor em Memória Social (Unirio), Jorge Luiz Rodrigues.
Haverá Café Pedagógico, às15h30, e logo após, às 16h, a palestra "Os Desafios Postos Pelas Múltiplas Faces do Cotidiano Para Construção de uma Proposta Integrativa de Qualidade Para Educação Básica", com a doutora em Educação (UFF), Cremilda Barreto Couto.
As coordenadoras de Orientação Pedagógica, Mauriléa Rodrigues e Débora Cardoso, falaram sobre a importância da jornada. "A iniciativa é fundamental para a atualização dos orientadores pedagógicos da nossa rede e região. A sociedade merece uma educação de qualidade e a garantia do desenvolvimento pleno dos estudantes", pontuaram.