Foto: Raphael Bózeo
Xodó da escolinha de tênis de mesa, adolescente de 14 anos sonha com carreira no esporte
Boryel tem só 14 anos, ainda cursa o nono ano na Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, mas já deixa muita gente de queixo caído, impressionado com seu talento. Ele garante que é um bom aluno no colégio, mas é com a raquete na mão, nas aulas da escolinha de tênis de mesa oferecida pela Prefeitura de Macaé, através da Fesporte, que o jovem se transforma num gigante.
O xodó da escolinha tem no currículo o terceiro lugar no Campeonato Estadual em duas oportunidades, além de algumas conquistas regionais, como no aberto de Cabo Frio recentemente. Quando iniciou na modalidade, há quase cinco anos, mal sabia segurar numa raquete. E foi com persistência que se transformou em um dos principais atletas macaenses da modalidade.
- Estudo de manhã e venho para cá nas terças e quintas jogar. Tinha um amigo chamado Dênis, ele jogava e me chamou pra vir. Comecei a vir, não sabia nada. Ele parou, eu gostei tanto do esporte que continuei. Gostaria muito de seguir carreira no tênis de mesa - conta.
Grato ao amigo Dênis que o apresentou ao tênis de mesa, Boryel resolveu fazer o mesmo com o pequeno Isac, vizinho no bairro Miramar. Com os mesmos nove anos de quando começou, o novato agora já é candidato a xodozinho da turma. Apesar da pouca altura, aprendeu em pouco tempo os primeiros fundamentos da modalidade e gera expectativa no grupo.
"O Isac está começando agora, está evoluindo muito bem. Acredito que daqui um ano estará num nível muito bom. O tênis de mesa é um esporte individual e ensina muito. É excelente para o controle motor, para a parte física, a respiração e o raciocínio. É um exercício espetacular, gera competição, disciplina e concentração. Ajuda a melhorar os estudos. É um esporte que está voltando com muita força às escolas", explica o professor Mário Cure.
As aulas de Tênis de Mesa da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte (Fesporte), são voltadas para qualquer idade. As atividades acontecem todas as terças-feiras e quintas-feiras, no ginásio do Flamenguinho, no Miramar, das 13h às 22h. Os interessados podem se inscrever no próprio local. A escolinha oferece toda estrutura para a prática esportiva.