Cerca de três mil jovens do Programa Macaé Primeiro Emprego / Juventude Cidadã (PMPE) participaram, nesta terça-feira (05), da primeira ação de voluntariado no município. A secretaria de Meio Ambiente promoveu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) um curso de orientação ambiental. A idéia é treinar os jovens para atuar nas campanhas do município, como a de combate ao caramujo africano, que começa no próximo dia 11.
- As ações de voluntariado do PMPE representam a contrapartida da bolsa de cinco parcelas de R$ 120, oferecida pelo Governo Federal”, explicou o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, responsável pelo PMPE. No curso desta quarta-feira os jovens receberam noções sobre o ecossistema de Macaé. “Além da campanha contra o caramujo africano, eles vão participar de um mutirão de limpeza nas praias, desenvolvido pelo Instituto Aqualung e pela Macaé Tur”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares.
Feito em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Senac, o PMPE atende a jovens de 16 a 24 anos com qualificação profissional. Formatado para atender à meta do governo municipal de qualifica-los, visando à inserção no mercado de trabalho. A secretaria de Trabalho e Renda é responsável pela supervisão do serviço voluntariado, além de desenvolver ações voltadas para a inserção no mercado de trabalho como contratação formal, auto-emprego, iniciativas de cooperativismo, associativismo e economia solidária.