Foto: Kaná Manhães
A coordenadora Marília Nunes Bastos e jovens do Programa Nova Vida
Com o objetivo de prevenir riscos e agravos à saúde do adolescente, fomentar o protagonismo juvenil e formar multiplicadores para desenvolver trabalhos sócio-educativos com outros jovens, serão iniciadas na próxima terça-feira (15) as palestras educativas para cerca de 240 adolescentes atendidos pelo Programa Nova Vida, às 9h30 e 14h. As atividades acontecem no Centro de Referência do Adolescente (CRA) no dia 22 deste mês e no dia primeiro de março, para depois seguirem o cronograma mensal.
De acordo com a assistente social do CRA, Monique Rangel, primeiramente é realizada uma abordagem com os adolescentes sobre sexualidade, sobre os serviços oferecidos no Centro de Referência, além de outros assuntos pertinentes à sua realidade.
- Organizamos três oficinas para os jovens, e depois quem mostrar interesse pelos temas abordados continua a participar dos encontros ao longo do ano no projeto, no qual chamamos de Conversa de Adolescente. O encontro acontece semanalmente através de debates sobre adolescência e a vida em sociedade, explicou Monique.
A assistente social reforça que é muito importante poder contar com o apoio da coordenadora do programa Nova Vida, que desde o ano passado tem procurado o CRA para que os jovens do projeto participem ativamente das atividades oferecidas.
A coordenadora do programa, Marília Nunes Bastos, enfatiza a participação dos jovens nas atividades no CRA que tem sido muito importante, pois eles começaram a buscar dentro do programa recursos para cuidar do seu próprio corpo de forma natural.
- Tanto as meninas quanto os meninos já estão se conscientizando de que é indispensável ir ao ginecologista e ao urologista desde cedo para evitar problemas futuros, principalmente de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência, que também são explicados durante as palestras. Além disso, eles usufruem de outros serviços existentes no CRA, que tem colaborado muito na sua formação diária, como por exemplo, os atendimentos de fonoaudiologia e de psicologia,
destacou a coordenadora.
O Centro de Referência para o Adolescente atualmente é formado por uma equipe multidisciplinar composta por um clínico geral, dermatologista, urologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social e enfermeira; e desenvolve os projetos “Conversa de Adolescente” e “Grupo de Gestantes”.
O CRA funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, situado na Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, Imbetiba, Macaé – RJ.
Telefone: (22) 2772-4197