Jovens do Programa Primeiro Emprego participam de ações voluntárias

01/12/2006 17:20:14 - Jornalista: Simone Noronha

Os cerca de três mil jovens inscritos no Programa Macaé do Primeiro Emprego / Projeto Juventude Cidadã (PMPE) participam, na próxima terça-feira (05), de mini-cursos de capacitação de ações de voluntariado. Os cursos serão oferecidos pela secretaria de Meio Ambiente e pela Ong Aqualung no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), a partir das 9h. Serão abordados os temas Voluntariado, Diagnóstico Ambiental, Caramujo Africano e Limpeza na Praia.

De acordo com a coordenadora do projeto, Dilma Negreiros, da secretaria de Trabalho e Renda, o objetivo dos cursos é sensibilizar os jovens para as questões ambientais do município, além de capacitá-los para apoiar os projetos ambientais em desenvolvimento. “Nos cursos, eles terão um rápido diagnóstico ambiental de Macaé”, comentou.

Depois dos cursos, os jovens que quiserem poderão participar de ações voluntárias no município, ambas ligadas às questões ambientais. A primeira ação está marcada a partir do próximo dia 11, quando a secretaria de Meio Ambiente fará uma campanha de coleta de caramujos africanos em toda a cidade. A segunda acontece dia 16: a Ong Aqualung fará um mutirão de limpeza nas praias.

Feito em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Senac, o PMPE atende a jovens de 16 a 24 anos com qualificação profissional. Formatado para atender à meta do governo municipal de qualificar os jovens, visando à inserção no mercado de trabalho, o programa dá para cada estudante uma bolsa no valor de R$ 600, divididas em cinco parcelas de R$ 120 e pagas diretamente aos jovens que, em contrapartida, prestarão serviços voluntários à comunidade.

A secretaria de Trabalho e Renda é responsável pela supervisão do serviço voluntariado, além de desenvolver ações voltadas para a inserção no mercado de trabalho como contratação formal, auto-emprego, iniciativas de cooperativismo, associativismo e economia solidária.