Foto: Maurício Porão
Adolescentes terão aula de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia de Macaé, Cidadania, entre outras
Sessenta e três adolescentes provenientes de programas sociais da cidade passaram a fazer parte do Nova Vida, onde receberão meio salário mínimo por mês para atuar nas secretarias da prefeitura. Estes jovens irão fazer curso de capacitação no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). Quem os encaminhou para o programa foram o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), os Conselhos Tutelares (CT), além das escolas, do Restaurante Popular e outros.
Os meninos e as meninas são moradores de bairros como Parque Aeroporto, Nova Esperança, Nova Holanda, Lagomar, São José do Barreto, Ajuda, Aroeira e outros.
Presente ao evento de apresentação dos jovens ao Nova Vida, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (24), no auditório do Paço Municipal, estava a secretária de Desenvolvimento Social Ivânia Ribeiro. Ela disse que esta é uma oportunidade ímpar que o município está oferecendo aos sessenta e três adolescentes e ressaltou o valor e a importância dessa inclusão social. “O slogan do Nova Vida: ‘incluir para capacitar’ está sendo posto em prática”, afirma ela.
Cetep
No Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), esses adolescentes terão conhecimentos de Informática, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia de Macaé, Cidadania, além de noção de Administração e Marketing Pessoal.
A intenção do Programa Nova Vida, da secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), é que todos os adolescentes que entrarem no programa passem por essas aulas. Essa ação conjunta entre a Semds e a secretaria de Trabalho e Renda, que coordena o Cetep, visa contribuir para dar formação de excelência aos meninos e meninas do Nova Vida. Quando eles são encaminhados às secretarias, têm base que os ajudará em termos profissionais.
O curso tem 160 horas de duração com as seguintes abordagens: na área de informática, os alunos aprendem as informações básicas: Word, Excel, Power Point. Da ciência de Pitágoras, eles tomam conhecimento de Aritmética, Matemática Financeira e cálculos do Ensino Fundamental.
Redigir correspondências e ofícios é ensinado aos jovens do Nova Vida, que também adquirem noções sobre escrever memorandos. Sobre atendimento ao público, os jovens passam a entender o vocabulário ideal, como ter cortesia, atuando na esfera da recepção e do atendimento telefônico.
Além disso, são ministrados aos jovens conhecimentos sobre comportamento no local de trabalho, planos para o futuro, boas maneiras, ética, cidadania e temáticas a respeito de Marketing Pessoal.
Também é mostrada a eles uma abordagem a respeito dos 200 anos de Macaé - História e Geografia da capital nacional do petróleo - e noções de Administração. Ou seja, quesitos sobre a administração direta e indireta, fundações e autarquias.