logo

Jovens Sem Fronteiras participam de curso de qualificação

28/10/2005 17:42:29 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Primeiro veio o curso básico de informática, depois o de medição dimensional , seguido pelo curso de prevenção de combate a incêndio. Agora, jovens do Sem Fronteiras participaram na tarde desta sexta-feira (dia 28), no centro de treinamento da SP –Sampling, do curso de primeiros socorros.

O curso é fruto de uma parceria da secretaria de Trabalho e Renda de Macaé com o Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Industria do Petróleo e Afins (GEPS) e a empresa SP- Sampling. “O compromisso social dessas empresas com a comunidade, está viabilizando cursos de qualificação de grande importância para os jovens, através do Projeto Sem Fronteiras”, comemorou Claudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda.

Durante o treinamento, os jovens receberão noções básicas de primeiro socorro, o que fazer em casos de emergência e mal súbito. “Aqui eles vão aprender o que não devem fazer”, esclareceu o instrutor da SP-Sampling, Luiz Carlos Rodrigues. Além da parte teórica, os alunos tiveram prática de transporte de acidentado, reanimação cárdio-pulmonar.

O Sem Fronteiras é um dos projetos da secretaria de Trabalho e Renda, que através de políticas de geração de renda, responsabilidade social e incentiva à elevação de escolaridades dos jovens, visa contribuir para o ingresso desses trabalhadores no mercado de trabalho.

O Projeto atende a 80 alunos, de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, cuja família tem renda inferior a três salários. Muitos desses jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho através do projeto. Outros têm participado de cursos de qualificação com vista no primeiro emprego.

Além dos cursos, os jovens semanalmente participam de reuniões com a equipe da Semtre, onde tem acompanhamento sócio-psico-familiar. Para participar do Projeto os jovens tem que estar matriculado nas escolas da rede publica, lembrou a coordenadora do Projeto Sem Fronteiras, Euzinéia Santuchi.