logo

Junho Verde: Estudantes participam da “Sensitrilha” no Parque Atalaia

19/06/2024 13:17:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Márcio Borges

Participaram alunos da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Interagir

Estudantes da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Interagir conheceram, na manhã desta quarta-feira (19), a “Sensitrilha”, do Parque Municipal do Atalaia. A atividade faz parte da programação do Junho Verde e foi realizada pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Guarda Ambiental e Secretaria de Educação. O encontro contou com a animação e brincadeiras do palhaço “Zé Cueca”. Participaram ao todo 21 crianças, na faixa etária entre 7 e 11 anos de idade.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Lúcia Helena Gama, ressalta a importância da participação dessas crianças da sala de recursos multifuncionais em atividades ao ar livre.



“É importante que elas conheçam as Unidades de Conservação do município”, destacou.



A coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Monique Franco, informou que a “Sensitrilha” é um projeto que foi idealizado pela Guarda Ambiental. Ela falou também de outras atividades que serão realizadas.



“A atividade faz parte do Junho Verde e estamos realizando também, nesta quarta-feira (19), uma ação de limpeza na Ilha do Francês e a programação termina no próximo dia 26, com o projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro”, na Lagoa de Imboassica”, informou.



O coordenador da Guarda Ambiental, Romenique Araújo, conta que o objetivo do projeto é mostrar a Unidade de Conservação, possibilitando que as crianças possam usar os sentidos da visão, audição, tato e olfato, possibilitando dessa forma uma melhor qualidade de vida para essas crianças.



“O Parque Atalaia é uma importante unidade de conservação com 235 hectares e com uma grande biodiversidade. Aqui, podemos encontrar macacos, tatus, onças e vamos conhecer uma mini floresta”, explicou.



Os estudantes, segundo a professora da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Interagir, Cristiane Gonzaga, já ficaram encantados com a paisagem na ida ao Parque Municipal do Atalaia.



“É a primeira vez que fazemos esse passeio com eles no Parque Atalaia e, o objetivo além de ter contato com a natureza, é trabalhar a autonomia deles. Eu e a professora Luciana Célem, pretendemos realizar mais passeios como esse”, disse.



A programação do Junho Verde encerra no dia 26 de junho, às 9h, na Lagoa de Imboassica, que receberá a 3ª etapa do projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro” com alunos do colégio Municipal Renato Martins, do Projeto “Canoa na Lagoa” e ação de limpeza na margem da Lagoa.


Fotos Relacionadas