'Junho Verde' tem visita de estudantes da rede pública municipal e plantio de mudas na UFRJ

11/06/2024 14:31:00 - Jornalista: Álvaro Teles

Foto: Moisés Bruno | Divulgação

As atividade fazem parte da campanha "Junho Verde"

Duas atividades relacionadas à campanha "Junho Verde" foram realizadas, na manhã desta terça-feira (11), no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ). Vinte e quatro estudantes do 6º ano do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna percorreram a "Trilha da Ciência". Além disso, houve plantio de 15 mudas de espécies da Mata Atlântica no local.

Os jovens, acompanhados pela professora Valdirene Quirino, ouviram receberam informações e dicas de como preservar o meio ambiente de estudantes de Biologia da UFRJ. "A atividade foi muito legal. Aprendi sobre a natureza e os animais", disse Davi Gustavo Rangel Lopes, de 13 anos.

Logo depois da visita dos alunos foi realizado o plantio de 15 mudas nativas da Mata Atlântica, entre elas pau brasil, quaresmeira, mirindiba e ipê-branco. A iniciativa foi do próprio Nupem, com apoio da Prefeitura de Macaé e da empresa petrolífera Expro do Brasil.



"O projeto visa arborizar a 'Trilha da ciência', que é muito utilizada, junto com as escolas municipais, para promover educação ambiental. É mais um elemento para conscientizar os visitantes sobre a importância das árvores e das espécies nativas para as adaptações das cidades às mudanças climáticas e melhoria do clima", explicou o engenheiro florestal, Oduvaldo Filho, da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade.



Segundo a coordenadora de arborização e paisagismo da Secretaria, Fernanda Norbert, o objetivo foi comemorar o "Junho Verde". Há uma programação extensa, realizada durante todo o mês, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho). Em Macaé, o "Junho Verde" tem ainda a parceria da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal. A campanha começou no último dia cinco, com atividades lúdicas e oficinas na Orla da Praça do Bar do Coco.

O "Junho Verde" foi criado pelo governo federal (Lei 14.393/22) com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as questões relacionadas ao ambiente. A programação local segue até o fim do mês. Ainda hoje, às 13h30, acontece a Oficina de Integração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto, no auditório do Nupem.

As próximas atividades são as seguintes:
15/06 – 9h- Atividade com os Escoteiros dos Grupos de Macaé e Rio das Ostras, com o tema "Sempre alerta para a fiscalização ambiental", no Bosque da Lagoa de Imboassica.

19/06 – 9h- Apresentação do projeto "Sensitrilha" com alunos da educação inclusiva no Parque Atalaia

19/06 – 8h- Limpeza Ilha do Francês

26/06 – 9h- Lagoa de Imboassica - 3ª etapa do projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro” com alunos do colégio Municipal Renato Martins, Projeto “Canoa na Lagoa” e ação de limpeza na margem da Lagoa