Foto: Ana Chaffin
A ação faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, campanha global da ONU
Com o objetivo de promover um trânsito mais seguro e respeitoso, as secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, realizaram nesta terça-feira (26) uma blitz educativa na orla da Praia dos Cavaleiros. A ação faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, campanha global iniciada em 1991 e liderada pela ONU.
Durante a operação, motoristas foram abordados e receberam informações sobre a violência contra a mulher e educação no trânsito. As equipes entregaram cerca de 570 kits de materiais educativos, com bonés, folhetos e cartilhas que alertam para um trânsito mais seguro, como reconhecer sinais de violência e como agir em caso de ocorrência de assédio ou agressão.
De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, o objetivo da ação foi pela gentileza no trânsito e a conscientização sobre atitudes que podem contribuir para a perpetuação de comportamentos violentos e desrespeitosos.
“No trânsito, muitas mulheres sofrem com o assédio verbal, obstrução do direito de ir e vir e, em casos mais graves, até mesmo com atitudes agressivas por parte de outros motoristas. Sem contar o fato de que muitas vezes nos sentimos inseguras para dirigir, principalmente em áreas mais isoladas ou durante a noite. A blitz buscou chamar a atenção para essa questão e lembrar aos motoristas sobre a importância de respeitar a integridade e os direitos das mulheres, dentro e fora do carro”, pontuou.
O comerciante André Moreira destacou como positiva a ação de sensibilização: “É fundamental que todos nós, motoristas, sejamos mais conscientes sobre essas questões”, afirmou. A blitz faz parte de um trabalho contínuo de conscientização da sociedade sobre a importância do respeito às mulheres em todos os espaços e da segurança no trânsito.