A Prefeitura de Macaé desapropriou três imóveis da rua São João, esquinas da avenida Presidente Sodré (Rua da Praia) e rua da Igualdade, no Centro. No local vão ser construídas, em parceria com o governo do estado, as futuras instalações da Delegacia Legal. A decisão que autoriza a desocupação dos imóveis é assinada pelo juiz André Souza Brito, da 2ª Vara Cível. A diligência que acompanhou a ação foi composta por um oficial de Justiça, quatro procuradores do Município, agentes da Guarda Municipal e da Mactran.
Um caminhão da secretaria municipal de Serviços Públicos fez o transporte dos bens e utensílios encontrados nos imóveis para o endereço indicado pelos ex-dirigentes dos bares, que há anos vinham funcionando ilegalmente. A retomada dos imóveis foi realizada sem nenhuma resistência e começou por volta das 8h30. Somente depois da transferência de todos os objetos, é que a prefeitura efetuou a demolição dos prédios, para impedir novas invasões no local. A operação terminou no final da tarde, quando a área voltou a ser liberada para o trânsito.
Segundo informação da Procuradoria Geral do Município, os imóveis situados em frente aos pontos desocupados nesta segunda-feira também serão desapropriados pela prefeitura. A implantação da Delegacia Legal é uma realidade, e está depende apenas da oficialização do convênio da prefeitura com o estado. A estimativa é de que o início das obras aconteça daqui a duas semanas.