Foto: Divulgação
Atividades de preservação do ecossistema são algumas promovidas pelos grupos de escoteiro, que têm apoio da prefeitura
Nesse final de semana, a juventude da região serrana de Macaé estará Sempre Alerta! E o motivo é a inauguração do 43º Grupo Escoteiro Vale dos Crubixais, que acontece sábado (26) em Glicério, distrito do município.
O projeto, que tem o apoio da União dos Escoteiros do Brasil, da Prefeitura de Macaé e do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, surgiu no final de 2012 com a mobilização de adultos voluntários e jovens. De acordo com o presidente eleito da instituição, Romildo Souza, a proposta é contribuir para a formação dos jovens da serra, por meio do escotismo. “Pretendemos oferecer uma opção saudável e reconhecida de educação extraescolar para as crianças e adolescentes que vivem nessa região da cidade”, destacou.
O grupo conta com aproximadamente 25 jovens que realizam semanalmente encontros de aprendizagem. As atividades utilizam ferramentas do escotismo para proporcionar ao jovem da região serrana valores de cidadania e a preservação da natureza.
A fundação do grupo é motivo de comemoração, pois marca o crescimento do escotismo na região, que já conta com o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, 95º GE José Passos de Souza Jr e 5º Leripe (Rio das Ostras). “Assim possibilitamos um número cada vez maior de crianças e adolescentes a oportunidade de serem escoteiros”, explicou Carlos Frederico Santos, presidente da União dos Escoteiros do Brasil - Rio de Janeiro.
A cerimônia terá início às 15h e é aberta à população. A sede das reuniões, cedida pela prefeitura, funciona na Rua Jorgina Liduino, 123, Óleo. Mais informações sobre como ser escoteiro na região serrana podem ser nas atividades que acontecem aos domingo às 14h30min ou pelos telefones 8845-8839 e 8804-6977.
Homenagem
A Câmara Municipal de Macaé homenageou essa semana os dez anos de fundação dos Escoteiros do Mar com uma sessão solene. A homenagem, aprovada por unanimidade pelos vereadores, contou com a participação de jovens, pais, voluntários antigos, escoteiros e autoridades civis e militares. Uma moção de aplauso pelo trabalho desenvolvido foi entregue ao grupo pelos vereadores Igor Sardinha e Carlos Emir Jr.
Escotismo:
Fundado na Inglaterra por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Quem pode ser escoteiro?
O Movimento Escoteiro é dividido de acordo com a faixa etária dos jovens, sendo que, para a participação dos adultos voluntários não existe idade limite. Além disso, mesmo sem experiência anterior, todos podem participar. Lobinhos (as): entre 7 e 11 anos; escoteiros (as): entre 11 e 15 anos; sêniores (guias): entre 15 e 18 anos; pioneiros(as): entre 18 e 21 anos.
Reuniões
- 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé. Site: www.macahe.org.br. Reuniões aos domingos, das 9h30min às 12h30min. Atualmente os trabalhos acontecem no Centro de Referência do Idoso. Endereço: Estrada do Imburo, Km2, s/n°, Ajuda de Baixo. Contato:macahe@gmail.com ou 99646725.
- 95º Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior. Site: http://www.95rjge.com.br. Reuniões: todo sábado, às 15 horas, no CIEP Maringá.