Uma das inúmeras maneiras de combater a criminalidade e a violência é investir na qualificação profissional de jovens, cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade social. E isto é o que vem realizando o Programa Macaé de Primeiro Emprego – Juventude Cidadã para cerca de três mil jovens, entre 16 e 24 anos de idade, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Na manhã desta quinta-feira (01/3), foram distribuídos 90 kits de autonomia para jovens concluintes dos cursos de pintor, eletricista e cabeleireiro. Segundo Angelo Max de Lima Correa, 22, macaense, há cinco meses freqüentando as aulas, o curso mudou sua vida. “Sou flanelinha, vigio carros, moro nas Malvinas, minha casa não tem luz. Mas agora sou eletricista, com muito orgulho”, afirma. Ele acrescenta que é necessário que as capacitações continuem, através de novos cursos na área, pois assim agregam-se valores como segurança e confiança no trabalho. “Quero ser competente”, enfatiza.
Os kits são constituídos de capacete, botas, cordas de segurança, lixas e outros materiais de trabalho para os novos pintores. Alicates profissionais, óculos de proteção e diversas ferramentas aos eletricistas. E secador, escova, avental e vários equipamentos para as futuras cabeleireiras. De acordo com a coordenadora do PMPE – Juventude Cidadã, Dilma Negreiros, a partir de agora os jovens poderão trabalhar, inclusive como autônomos. “Eles tiveram 100 horas/aula de ética e cidadania e 200 horas/aula de qualificação específica (prática).
Todo o material foi doado pelo PMPE – Juventude Cidadã, resultado de convênio entre a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Trabalho e Renda, e o governo federal, por intermédio do Ministério do Trabalho. Para o professor das aulas para eletricista predial, Ricardo Mattos, foi de profunda realização para alunos e professores o fato de vidas serem transformadas e bem solidificadas, por meio de seu trabalho.
Já o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, disse que a entrega dos kits de autonomia é uma grande oportunidade para que o jovem conquiste seu lugar no mundo do trabalho, após ter sido qualificado por meio do PMPE. “Os kits contém as ferramentas básicas para que cada jovem possa trabalhar com bom desempenho”, comenta.
Dirigindo-se aos jovens, presentes no auditório da Incubadora, no momento da entrega dos kits o secretário afirma: “Quero desejar a vocês muito sucesso nessa caminhada. Estejam sempre prontos para aprimorar os conhecimentos e caminhar com cidadania e respeito ao próximo, fazendo de suas vidas um grande exemplo de luta, sacrifício e conquistas”, conclui.