Os alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino começarão o ano letivo de 2013 com novos brinquedos. Tudo isso por conta da entrega dos kits de brinquedos, como casinhas para brincar de boneca, minibaleias e carrinhos de passeio-empurrador. A entrega dos kits, que consistem em mais de 200 brinquedos, está sendo executada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e segue até a próxima sexta-feira (28).
Atendendo 8.570 alunos na Educação Infantil, a Educação está investindo em mecanismos que reforçam a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Para isso, de acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, entre das prioridades do final do ano letivo foi dotar escolas com novos brinquedos. A previsão é que as escolas de Educação Infantil que ainda não tenham parquinhos também ganhem, ainda este ano, cavalinhos de brinquedo de porte maior para fazer parte das atividades dos alunos do maternal ao Pré II.
- Para melhor atender este segmento, a secretaria tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade - disse.
Para a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, é nesta etapa que a que a criança constrói o mundo e conhece suas possibilidades.
- A Educação Infantil na rede municipal é pautada em diretrizes como “A Importância do Brincar”. A brincadeira é importante para o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo. Brincar é vital, esta é a maneira que se pode traduzir a emoção, a razão e a relação, disse.
A subsecretária pontua ainda que, na Educação Infantil, é necessário que os profissionais conheçam as crianças, suas características e seus direitos.
- Para isso, investimos, no decorrer de todo ano letivo, na participação deles em cursos de Formação Continuada, que proporcionam e possibilitam a formação de um cidadão na atualidade e com respaldo de trabalho pedagógico focado nos Parâmetros Curriculares da Educação Infantil, finalizou.