logo

Laboratório de Dimensional é credenciado pelo Inmetro

02/04/2007 17:44:41 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A partir de agora, o Laboratório de Dimensional do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) terá o selo de qualidade da Rede Brasileira de Calibração (RBC), graças à certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que ocorreu no final de março de 2007.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia e presidente do IMMT, Guilherme Jordan, depois de grande esforço realizado pela equipe técnica do instituto macaense, principalmente pelo setor de Qualidade, o laboratório, cuja grandeza é dimensional, foi reconhecido e credenciado pelo Inmetro, cumprindo rigorosamente todas as exigências do Instituto Nacional – maior referência em metrologia no Brasil.

- Dentro das exigências devidamente atendidas, que o Inmetro fez ao IMMT, ressalto a qualificação do corpo técnico, que conta com cinco funcionários e a infra-estrutura concedida pela prefeitura, espaço adequado e climatizado com temperatura e umidade ideais. Além disso, dispomos de instrumentos padrões de altíssima qualidade e confiabilidade, como o Linear Height (medidor de altura), que atua nas áreas mecânica e digital – explica Jordan.

O secretário acrescentou também que esta certificação garante ao laboratório capacitação pelo Inmetro para a calibração de paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e apalpadores. Ele citou como exemplo de empresas que utilizam essa calibração as que atuam nos setores de usinagem, montagem, caldeiraria, manutenção, reparos, além de petrolíferas.

De acordo com Jordan, as empresas instaladas em Macaé não precisam calibrar seus instrumentos nas grandes metrópoles. “O IMMT, graças à atenção do governo municipal à indústria do petróleo, tem condições de atender a essa demanda com serviços altamente qualificados”, finaliza Guilherme.