logo

Laboratório dimensional do IMMT poderá emitir certificados com selo da RBC/Inmetro

02/02/2007 15:06:04 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Na segunda quinzena deste mês, auditores do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) se encontram para autorizar a acreditação do laboratório de dimensional do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). Assim o laboratório dimensional do instituto macaense poderá emitir certificados com selo da Rede Brasileira de Calibração – RBC/Inmetro.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, que também é presidente do IMMT, essa acreditação aumenta ainda mais a credibilidade dos serviços realizados pelo instituto, em prol das áreas tecnológica e de serviço petrolífero, desenvolvidas em Macaé e na região.

Ele disse ainda que com a entrada deste segundo laboratório para a RBC – o primeiro já acreditado há mais de dois anos é o de pressão - o IMMT, através da Sectec, contribuirá ainda mais com os objetivos da administração municipal de oferecer serviços de qualidade assegurada, com mais confiabilidade, para as indústrias do setor de petróleo do município e adjacências.

O gerente técnico do IMMT, João Sant’Anna, explicou que no laboratório dimensional, calibram-se instrumentos utilizados nas indústrias de projetos, usinagem, caldeiraria, manutenção e outros. “Os instrumentos a serem calibrados no laboratório de dimensional são paquímetros, micrômetros, relógios apalpador e comparador”, conta.

De acordo com João Sant’Anna, são sete os laboratórios do IMMT – elétrica, pressão, audiometria, temperatura, massa, vidraria e dimensional. “Possivelmente, em março haverá aprovação final para que os laboratórios de medidas elétricas e de audiometria também sejam acreditados. Em cada laboratório há dois técnicos em metrologia trabalhando.

O laboratório de elétrica presta calibração em instrumentos que utilizam grandezas elétricas como tensão alternada e contínua, resistência, corrente alternada e contínua e capacitância, utilizadas em multímetros, alicates amperímetros e demais instrumentos de medição elétrica.

- A calibração destes instrumentos com o selo RBC é uma exigência das empresas prestadoras de serviços na indústria de petróleo, objetivando a redução e eliminação dos possíveis perigos, no manuseio destes instrumentos em áreas de risco – orienta Sant’Anna. Ele acrescenta ainda que as empresas de manutenção, processamento, produção e prospecção de gás utilizam em larga escala estes instrumentos.

Sobre o laboratório de audiometria, que também pode ser acreditado, o gerente técnico do IMMT mostra que as atividades de calibração dos audiômetros (aparelhos utilizados para medição e avaliação do nível de audição humana) promovem avaliação auditiva dos funcionários. “As avaliações periódicas e na fase de admissão e demissão de funcionários nas empresas prestadoras de serviços para a indústria do petróleo em Macaé terão, graças à chancela da Rede Brasileira de Calibração do Inmetro, alto nível de confiabilidade metrológica”, finaliza o gerente técnico.