Alunos da Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez, situada no Mirante da Lagoa, terão a oportunidade de conhecer melhor e respeitar a Lagoa de Imboassica. A paisagem natural localizada nas adjacências da unidade vai fazer parte do projeto pedagógico da unidade a partir do próximo ano letivo. E para alavancar a consciência ambiental da garotada, foi realizada na tarde da última quarta-feira (19) mais uma edição do projeto “Campos Verdes”.
O projeto socioambiental é desenvolvido pela instituição filantrópica Ong Casa do Caminho em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio do gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, e da Secretaria de Educação.
A programação envolveu estudantes em atividades culturais e ambientais como plantio de espécies arbóreas, apresentação de representantes da Orquestra Levando a Vida na Flauta, que conta com 50 jovens músicos, além de palestra com a temática “Lagoa de Imboassica” , ministrada pela técnica de educação ambiental da Casa do Caminho, Dominique Werneck. A palestra interativa apresentou a fauna, flora e os impactos ambientais, que podem acontecer na natureza.
O “Campos Verdes” entusiasmou não apenas professores, como a direção da escola e principalmente os alunos. Entre eles estavam os estudantes Maria Eduarda Leoni, de oito anos e Jadson Pereira, de 11 anos afirmaram que plantar mudas é inesquecível. “Sei que plantar e cuidar das plantas. Temos que cuidar da natureza para ter um futuro melhor”, destacou o menino.
A diretora da unidade, Lilian Ribas Barbosa, explica que o projeto “Campos Verdes” é dará início no próximo semestre ao projeto ambiental da unidade.
- Temos 170 alunos do maternal ao 5° ano de escolaridade. A intenção é desenvolver atividades que tenham a Lagoa de Imboassica como enfoque principal. A partir daí, os professores poderão inserir nos conteúdos, que serão abrangidos a preservação ambiental em aulas de disciplinas como Biologia e Ciências Naturais, disse, lembrando que a coleta seletiva de lixo e a reciclagem também serão destaques do projeto da escola.
Presente no evento, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, disse que o projeto visa ampliar a prática ambiental. “A parceria com a Casa do Caminho está dando certo. Estamos conseguindo mobilizar os alunos , que estão refletindo e atuando diante de ações, que visam a qualidade de vida e um futuro melhor”, finalizou.
A previsão é estender o projeto neste semestre para outras unidades, principalmente as situadas na Serra. Para este mês de outubro, o objetivo da Secretaria de Educação é atender outras unidades da rede como os colégios no Aterrado do Imburo na próxima terça-feira, (25), São Sebastião dos Quarenta, no dia 7 de novembro e na unidade do Sana, no dia 16 de novembro. A meta da secretaria é que o projeto seja ampliado para todas as escolas municipais no próximo ano letivo.