logo

Lagoa de Imboassica é tema de debate na Semana do Meio Ambiente

05/06/2013 13:58:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho eAna Chaffin

Nesta quinta-feira (6), programação do Solar dos Mellos acontece das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

As comemorações da Semana do Meio Ambiente prosseguem. Na noite desta terça-feira (4), “Lagoa de Imboassica em foco” foi o tema da mesa redonda, que aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFF/Campus Macaé). O debate reuniu gestores municipais, pesquisadores e estudantes. O objetivo foi discutir propostas para despoluição da lagoa e, assim, melhorar a qualidade do ecossistema no município.

O diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), Francisco Esteves, apresentou um estudo sobre esgoto e assoreamento da Lagoa de Imboassica. Segundo ele, a poluição favorece o crescimento de algas, que inviabiliza a pesca e ainda causa a mortandade de peixes. A abertura de barras no local também foi destacada como um prejuízo para o equilíbrio do ecossistema.

- Um segmento importante da população valoriza o ecossistema. A mobilização é para interromper o lançamento de esgoto na lagoa. Outras medidas importantes são a remoção seletiva dos excessos de sedimento e plantas aquáticas. Além disso, o município precisa estabelecer como política pública uma estratégia para a recuperação desse recurso hídrico – explicou Francisco.

O secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg, afirmou que a recuperação da Lagoa de Imboassica é viável. “O governo iniciará em breve ações práticas para que o local volte a ter um equilíbrio ecológico. A medida não é instantânea, mas existe um conjunto de fatores e trabalho integrado com outros órgãos municipais para que isso aconteça”, acrescentou o secretário.

O biólogo da secretaria de Ambiente, Rodolfo Coimbra, falou sobre sua dissertação de mestrado “Análises de Metais Traço e Biomarcadores em Peixes da Lagoa de Imboassica”. Também participaram do encontro o diretor de Obras da Empresa Municipal de Saneamento (Esane), Danilo Maltez, o diretor geral do Comitê de Bacias Hidrográficas de Macaé e Rio das Ostras, Afonso Albuquerque, a superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/Macaé), Lorena Costa Procópio, e a subsecretária do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Alice Guida.

Semana 

As atividades continuam nesta quarta-feira (5), no Solar dos Mellos, das 8h30 às 12h30, e das 18h30 às 20h30, com o tema “Macaé Bicentenário Ambiental” para alunos de escolas públicas do município. Neste mesmo dia, haverá no Paço Municipal, das 14h às 17h, o II Seminário de Educação Ambiental. Nesta quinta-feira (6), a mesma programação do Solar dos Mellos acontecerá das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Já das 11h às 15h, ocorrerá Encontro Ambiental na Serra, no Colégio Municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro). Para encerrar, na sexta-feira (7), das 9h às 12h, haverá atividade de sensibilização ambiental “(Re) Conhecendo Imboassica” para gestores públicos na Base Operacional da Secretaria de Ambiente na Lagoa de Imboassica.