O canteiro central da Avenida dos Bandeirantes, no Lagomar, foi beneficiado com o plantio de 62 mudas de 10 espécies nativas da Mata Atlântica, garantindo para daqui poucos anos boa sombra aos moradores. Esta ação faz parte do Projeto de Arborização da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, e ocorre como medida compensatória relativa à retirada de quatro árvores do terreno de uma igreja do bairro. Cerca de 40 voluntários participaram do plantio, sob a coordenação da equipe da secretaria, nesta terça (12) e quarta-feira (13).
Ipê roxo, ipê amarelo, pau ferro, sibipiruna e pau brasil são algumas das espécies que num futuro próximo irão florescer no Lagomar. "O bairro possui menos de 10% de cobertura arbórea, por isso é muito importante o plantio de árvores, a fim de proporcionar variados benefícios ambientais. Dentre eles, estão a melhoria da qualidade do ar, diminuição das altas temperaturas, a redução da poluição do ar, abrigo e alimento para a fauna", explica o engenheiro florestal Oduvaldo Filho.
A maioria dos plantios executados pela secretaria de Ambiente é realizada através de medidas compensatórias e habite-se ambiental. De 2021 até hoje, foram plantadas aproximadamente três mil mudas, entre arborização urbana, restinga e reflorestamento de áreas de preservação permanente. Esta ação já contemplou outros bairros, além do Lagomar, como Sol y Mar, Imboassica, Pecado, Imburo e Glória.
"Estamos avançando, e nosso objetivo é claro: fazer de Macaé uma cidade verdadeiramente arborizada. Acreditamos que essa transformação traz benefícios inestimáveis para nossa comunidade, desde a melhoria da qualidade do ar até a promoção de espaços mais agradáveis e saudáveis para todos", ressaltou a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales.