Foto: Luiz Bispo
Objetivo é atender as necessidades do bairro
Encontrar soluções e buscar melhorias. Este foi o objetivo da visita realizada nesta quinta-feira (6) pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana ao bairro Lagomar. Os técnicos de diferentes áreas como trânsito, transporte, engenharia, educação, ouvidoria e projeto ouviram os moradores e analisaram as demandas existentes para a elaboração de um plano de ordenamento viário no local.
Com mais de 15 mil moradores, o Lagomar é o segundo bairro mais populoso de Macaé. O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, explica que “há uma necessidade de planejamento urbano no bairro a fim de se conter o desordenamento e fazer com que o aumento populacional seja acompanhado de qualidade de vida”.
Para o presidente da Associação de Moradores do Balneário Lagomar (AMBL), Wattila Clayiton, o bom entendimento entre poder público e a população é fundamental para o encontro de soluções que atendam de fato as necessidades dos moradores. “É muito bom contarmos com essa comunicação direta, sem burocracia para agilizarmos as ações que trarão inúmeros benefícios ao nosso bairro”, afirma.
O morador e comerciante do bairro, Jurandi Brás, o “Cordeiro”, também comemora a iniciativa da Mobilidade Urbana. “Nós que moramos aqui sabemos quais as deficiências que o bairro tem e como, juntos, podemos contribuir para termos menos acidentes e melhores condições de vida”, ressalta Cordeiro que mora há 12 anos no Lagomar.
Durante a visita foram constatadas questões como a necessidade de realocação de pontos de ônibus, implantação de sinalização regulamentadora, realização de campanhas educativas e estudo de orientação de mão das vias. Todo o projeto será apresentado na segunda quinzena de maio para os representantes da AMBL, no auditório da Secretaria de Mobilidade Urbana. A partir daí será definido o cronograma para implementação das ações.