Com a apresentação do Projeto Jovem Cientista Macaense e de apoio às Feiras de Ciências, foi lançada nesta quinta-feira (22) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. O evento, no auditório do Centro Administrativo Luis Osório (Cealo), teve a apresentação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Christine Ruta, que falou sobre os objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem o tema Desenvolvimento Social.
- Uns dos objetivos é mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, em torno da ciência e tecnologia, valorizando a criatividade a atitude científica e a inovação - disse a professora.
A Semana acontece de 21 a 23 de outubro. A expectativa é que atraia 10 mil visitantes.
- O conhecimento e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento de um país. São muitos dilemas que envolvem o tema, mas devemos procurar práticas inclusivas e desenvolvimento social - disse o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Tavares, que falou também sobre a implantação do Parque Científico e Tecnológico no município.
- Queremos proporcionar um espaço aberto à sociedade.É necessário pensar em conhecimento, tecnologia e empreendedorismo. É um desafio de transformação e mudança social, precisamos investir mais em pesquisa.
Banho Acessível
O evento de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve ainda a apresentação do projeto do estudante de engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Dan Abdul. Ele mostrou que é possível ganhar dinheiro com negócios voltados para as áreas sociais.
- Contamos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para financiar o projeto, que já funciona em um município vizinho -, contou.
O projeto Banho Acessível consiste em proporcionar banho de mar a cadeirantes. Para isso, foi desenvolvido uma cadeira confeccionada com materiais específicos, principalmente para evitar a ferrugem.
Projetos Jovem Cientista Macaense e apoio a Feira de Ciências
Serão em breve lançados dois editais para o Jovem Cientista Macaense e para o apoio à Feira de Ciências: um para os pesquisadores e o outro para os estudantes de ensino médio.
O Jovem Cientista visa a incentivar os jovens estudantes a vivenciar o cotidiano de um pesquisador. Eles ganharão uma bolsa, bem como os pesquisadores selecionados. Já o projeto de apoio a Feira de Ciências será realizado nas escolas estaduais. A proposta é selecionar trabalhos para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os três trabalhados selecionados ganharão tablets e certificados de participação.