Oficina de reciclagem, sarau de poesia, premiação de poetas, apresentação de danças brasileiras são algumas das atrações do evento de oficialização da Biblioteca Pública Municipal Osmar Sardenberg, no Sana, Região Serrana de Macaé. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira (14), a partir das 14h. A biblioteca comunitária, em 5 de dezembro do ano passado, foi formalizada pela lei 3.005/07, quando passou a ser gerida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC).
De acordo com essa lei, a administração pública municipal, gradativamente, deverá implantar bibliotecas públicas em todos os distritos de Macaé, com dotação orçamentária própria.
Na abertura, serão realizadas oficinas e a exposição ‘O Lixo e a Consciência”, do artista plástico Berimbau. Essa exposição ficará aberta para visitação, na Casa de Cultura Emílio Gato, até dia 23. Em seguida, haverá apresentação das poesias inscritas, em novembro do ano passado, no IV Concurso de Poesias da biblioteca. Os três primeiros receberão prêmio e troféu.
Após a premiação, o palco ficará aberto à comunidade para declamações de poemas. Encerrando o evento, às 16h30, acontecerá a apresentação de danças brasileiras, do grupo de Raquel Maia: maracatu, maculelê e dança do coco.
Paralelamente à programação, o ator performático Fabiano Freitas, de palhaço, será o mestre de cerimônias, com o objetivo de estimular nas crianças o gosto pela poesia e pela leitura. As inscrições para o concurso foram abertas à comunidade, com o registro de 42 poesias. A comemoração contará com a presença de familiares do patrono da biblioteca, Osmar Sardemberg, e da casa de cultura, Emílio Gato.