logo

Lei Paulo Gustavo: mais uma agente cultural realiza Oficina gratuita “DivulgaÊ Artista” por meio do edital

26/11/2024 13:28:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Thayná Gomes

Inscrições abertas para projeto patrocinado pela Lei Paulo Gustavo de Macaé e liderado pela jornalista Laís Monteiro oferece aulas online que democratizam o acesso à comunicação estratégica

Proporcionando a artistas e agentes culturais de Macaé e Região os conhecimentos necessários para dar os primeiros passos na divulgação da carreira, evento ou projeto cultural, a oficina “DivulgaÊ Artista” surge como um projeto que fortalece a comunicação estratégica e a profissionalização do setor cultural. São 20 vagas gratuitas e cinco aulas online, com inscrições abertas até esta quarta-feira (27). Para mais detalhes, acesse o instagram @divulgae.artista.

O projeto nasceu da percepção da macaense Laís Monteiro sobre a necessidade de artistas da região compreenderem como uma comunicação bem planejada e executada pode impulsionar suas carreiras e projetos.



“Para alguns artistas e criadores de cultura, contratar um profissional de assessoria de imprensa pode não ser tão acessível, mas com o conhecimento certo, existem passos que eles podem seguir para conseguir uma divulgação gratuita e bem executada”, explica Laís, fundadora da Monteiro Assessoria e especialista em comunicação com foco em pessoas negras, diversidade, cultura e impacto social.



Reconhecida em nivel nacional e no municipio com Prêmio Olga Neme de Empreendedorismo Feminino concedido pela Prefeitura de Macaé e também o Selo de Empreendimento Sustentável pela Shell Brasil, já assessorou mais de 350 projetos culturais afrodiaspóricos, impactando mais de 3000 artistas negros. Além disso, Laís já atuou como professora de comunicação em cursos culturais do Firjan/Sesi Rio de Janeiro e é palestrante que debate questões raciais e suas transversalidades.

Aprender a se expressar corretamente pode ser um ponto de virada para artistas que buscam expandir suas carreiras ou projetos. Entendendo que o talento por si só não é suficiente para garantir visibilidade e rentabilidade, a comunicação estratégica se torna uma ferramenta social e essencial.



“Saber como apresentar seu trabalho aos meios de comunicação, fornecedores, parceiros ou qualquer outra pessoa ou empresa, pode transformar oportunidades em resultados concretos, expandindo seu mercado e público”, destaca a idealizadora Laís Monteiro.



O curso é prioritariamente voltado para moradores de Macaé e regiões periféricas, além de pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+, reafirmando o compromisso do projeto com a inclusão social e o combate às desigualdades estruturais. “Ao ampliar a visibilidade do trabalho desses grupos nos meios de comunicação e fortalecer sua presença no cenário cultural, estamos contribuindo diretamente para reduzir os impactos do racismo estrutural, da LGBTQIAPN+fobia, da misoginia e da xenofobia, promovendo uma sociedade mais justa e diversa”, frisa Laís.

Este projeto é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, executado pela Secretaria de Cultura de Macaé através do edital 006/2023.



"A oficina ‘DivulgaÊ Artista’, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, é uma iniciativa importante para fortalecer a comunicação no setor cultural. Projetos como este promovem inclusão, profissionalização e dão visibilidade aos nossos talentos locais, reafirmando o compromisso de Macaé com a diversidade e a cultura", ressalta o secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi.