Leitores e poetas se encontram no Dia do Índio

18/04/2016 11:43:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Secom

Centro Macaé de Cultura sedia encontro que homenageia índios nesta terça-feira

Nesta terça-feira (19), Dia do Índio, a Fundação Macaé de Cultura (FMC) irá promover um encontro literário com o objetivo de reunir poetas e leitores poéticos. Trata-se do encontro denominado "A Língua do P - poesia*poetas*povo", que acontecerá das 18h30 às 22h. O palco do encontro será o foyer do Teatro Municipal, no Centro Macaé de Cultura.

Na programação haverá oficina sobre poesia moderna e contemporânea, uma leitura da obra em progresso de cada participante e uma homenagem à poesia indígena brasileira, além da ciranda indígena - uma dança celebrando a vida e o planeta Terra.

De acordo com o professor e poeta Gerson Dudus, que é membro do setor de produção da FMC, o encontro também visa resgatar os leitores poéticos, que estão em decréscimo no Brasil.

- A literatura precisa de leitores poéticos. Os últimos dados do 'Retrato da Leitura' no Brasil revelam que entre 2007 e 2011, houve uma perda de 10 milhões de leitores de poesia e demonstra também um decréscimo na penetração da leitura em toda a região Sudeste, de 9% em relação ao de 2007, o que equivale a mais de cinco milhões de leitores. Isso demonstra que há mais não leitores que leitores na comparação entre cidades do interior e capitais, e quanto menor o município, maior o número de não leitores. Assim, precisamos resgatar esse retrato em nosso município - comentou.

O encontro será uma convocação a todos os poetas e apreciadores da poesia e terá como atração o saxofonista Zé Rangel.