Representantes do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep) visitaram o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), na manhã desta quarta-feira (10). O objetivo do encontro foi discutir detalhes sobre o projeto de criação do Laboratório de Meteorologia em Macaé, que deve ser instalado no ano que vem na sede do Lenep, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 163, na Avenida Brennand, s/nº.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, este encontro representou um grande passo para dar continuidade às diretrizes estabelecidas pela prefeitura, no sentido de promover infra-estrutura tecnológica em Macaé. “A sustentabilidade e o desenvolvimento do município serão devidamente promovidos, com a efetivação de parcerias entre o IMMT e o Lenep”, disse Jordan. Ele acrescentou ainda que os projetos visam realizar evolução nos campos da ciência e da tecnologia.
O diretor do Lenep, Abel Carrasquilha, e o professor titular deste Laboratório, que é vinculado à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Valdo da Silva Marques, foram recebidos pelo gerente técnico do IMMT, João Sant’Anna. De acordo com o professor Valdo, esta visita foi muito importante porque vai proporcionar desenvolvimento dos projetos de energia renovável, na área solar e eólica.
- Nosso objetivo é instalar um parque de produção de energia renovável e ampliar o laboratório de meteorologia, o que vai dar suporte às ações da municipalidade, destacou o professor.
No IMMT, os profissionais do Lenep conheceram os sete laboratórios do Instituto, que prestam serviços de calibração e ensaios de instrumentos de medição. Dentre eles está o de Pressão, acreditado pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) do Inmetro. Visitaram os laboratórios de Elétrica, Dimensional e Audiometria, os quais estão em fase de acreditação junto ao RBC/Inmetro. Além destes, eles também foram aos laboratórios de Massas, Temperatura e Vidrarias.