logo

Letramento Racial para todos acontece nesta terça no Paço Municipal

24/11/2025 19:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo SECOM

O encontro é aberto à comunidade e a todos os servidores que atuam nas secretarias

 Cada vez mais pautada na prevenção do racismo no âmbito da gestão pública, o mês da Consciência Negra está sendo encerrado com o curso “Letramento Racial para Todos”. A programação vai acontecer nesta terça-feira (25), às 14h, no Paço Municipal da Prefeitura. O encontro é aberto à comunidade e a todos os servidores que atuam nas secretarias operacionais. As inscrições são gratuitas e limitadas, disponíveis por meio da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/letramento-racial-para-todos/3205582.

A iniciativa trata-se da última ação de Letramento Racial do ano, encerrando um ciclo de encontros que têm contribuído de forma significativa para a sensibilização, aprimoramento das políticas de promoção da igualdade racial no município e o estímulo a servidores e a comunidade para que sejam multiplicadores engajados na transformação social.

A formação, que está prevista na Lei Ordinária nº 5.269/2024 tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira e reafirmar o caráter educativo, democrático e formativo . De acordo com a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,Ingrid Aprígio,o Letramento Racial é ferramenta fundamental para ampliar a compreensão sobre equidade, direitos humanos, relações étnico-raciais e enfrentamento ao racismo estrutural.

” A formação contribui de maneira direta para a construção de uma gestão pública mais sensível, qualificada e comprometida com políticas inclusivas, fortalecendo o atendimento oferecido à população macaense. A intenção é que o servidor participante seja multiplicador das práticas,conceitos e orientações abordadas no Letramento Racial. Com isso, a intenção é que o conhecimento seja compartilhado de forma ampla e contínua,fortalecendo o compromisso institucional com a promoção da igualdade racial em todas as áreas da gestão pública.

Vale lembrar, que o estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a firmar o Pacto das Cidades Antirracistas, com o qual Macaé está comprometida. O Pacto, uma inovação do setor público, tem como objetivo o compartilhamento de experiências exitosas e o apoio mútuo entre seus membros, a fim de que o antirracismo deixe de ser apenas uma declaração para se tornar um método de ação.