logo

Levantamento da dengue visa visitar quatro mil imóveis

11/03/2013 18:57:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Prefeitura disponibiliza 110 agentes em toda a cidade

Começou nesta segunda-feira (11) o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). São 110 agentes distribuídos em toda a cidade. Esse procedimento é feito por amostragem - o último levantamento do município aconteceu em janeiro, no qual foi detectada incidência de 1,6%, que é considerada alerta. O levantamento segue até o dia 15, e a meta dos agentes é vistoriar quatro mil imóveis em 300 quarteirões, selecionados por amostragem entre 44 bairros, subdivididos em 47 localidades.

Neste primeiro dia, os agentes recolheram 50 amostras de possíveis larvas do mosquito em diferentes pontos da cidade. As amostras estão em análise no laboratório para identificação da espécie do mosquito. O bairro onde foi detectado o maior número de focos foi o Centro - somente em um imóvel comercial foram recolhidas 12 amostras em latas, principalmente de tinta, e sacolas.

Hoje, Macaé tem 366 casos notificados e 85 confirmados. Para combater de forma eficaz a dengue é necessária a conscientização da população. Qualquer utensílio jogado no quintal pode ser um reservatório de água que precisa ser eliminado.

Como combater:

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;

Fechar bem o saco de lixo e deixar fora do alcance de animais;

Manter a caixa d'água bem fechada;

Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

Manter fechados tonéis e barris d'água;

Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavar com escova, água e sabão uma vez por semana;

Lavar semanalmente, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios utilizados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes;

Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada.


Fotos Relacionadas