logo

Liecam divulga regulamento para o Carnaval 2006

13/02/2006 16:17:44 - Jornalista: Simone Noronha

A Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) já está com tudo pronto para o desfile das 21 escolas de samba de Macaé, que este ano estão divididas em quatro grupos. O desfile, organizado pela Liecam com apoio da prefeitura e da Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur), este ano acontece na Linha Verde, próximo ao trevo de acesso ao Bairro da Glória.

Os desfiles começam na sexta-feira, dia 24, com as escolas do terceiro grupo.
Sábado, dia 25, a partir das 21h, é a vez das escolas do Grupo 2. As escolas do Grupo 1 se apresentam domingo, dia 26, a partir das 22h. O desfile mais esperado, o das escolas do Grupo Especial, acontece na segunda-feira, dia 27, a partir das 21h.

De acordo com o presidente da Liecam, José Carlos Antônio, o Dica, os jurados já estão confirmados, mas os nomes estão sendo mantidos a sete chaves. “É para evitar qualquer tipo de polêmica mais tarde”, explicou Dica. Este ano, todas as agremiações assinaram termo de compromisso de prestação de contas do valor da subvenção, que deverá se apresentadas 30 dias após o Carnaval.

No regulamento, já aprovado pelas escolas, uma novidade: a agremiação que deixar de apresentar quesitos na avenida será desclassificada e obrigada a devolver em 78 horas com multas e juros, a subvenção repassada pela Liecam, através da prefeitura. Além disso, a agremiação que não participar do desfile por um ano será eliminada da Liecam, sem direito a recurso. A agremiação que atrasar mais de 20 minutos para entrar na Avenida será desclassificada. Crianças e adolescentes devem ter autorização judicial para desfilar.

Para o grupo Especial, serão julgados dez quesitos: evolução, conjunto, bateria, samba, fantasia, enredo, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços e baianas. Cada escola deve ter no mínimo três carros alegóricos, que deverão ter autorização do Corpo de Bombeiros. Os carros alegóricos terão até às 17h do dia 27 para serem levados à concentração. O desfile de cada escola deverá ter no máximo 70 minutos. O último colocado desce para o Grupo I.

Para as agremiações do Grupo I, os quesitos são os mesmos, sendo que evolução e conjunto foram um só. As escolas devem ter no mínimo um carro alegórico, também vistoriado pelos Bombeiros. O desfile terá 50 minutos de duração. O último colocado do Grupo I descerá para o Grupo 2, e o primeiro colocado, sobe para o Grupo Especial.

No desfile do Grupo 2, serão analisados os quesitos evolução/conjunto, bateria, samba, fantasia e mestre sala e porta bandeira. Cada escola terá no máximo 45 minutos para desfilar. A agremiação campeã e vice-campeã sobem para o grupo I. A última colocada será eliminada.

Este será o último ano do desfile das escolas do Grupo 3, que será extinto. Serão avaliados os quesitos evolução/conjunto, bateria, samba e fantasia. O desfile terá a duração de 40 minutos. As agremiações campeã e vice-campeã sobem para o Grupo 2. As demais serão eliminadas.