logo

Liga Macaense e Flamengo iniciam disputa por vaga na final do Carioca de basquete

05/12/2007 15:01:40 - Jornalista: Tiago Ferreira

Após dois meses de partidas emocionantes, o Estadual de Basquete chega a sua fase decisiva: a partir desta quinta-feira (06) começa a ser disputada a fase de playoffs do campeonato, que, se já reservou momentos de emoção para os torcedores, promete o dobro nas próximas duas semanas.

Das oito equipes, restaram quatro: Flamengo, Vasco, Fluminense e Liga Macaense, que ficou com a quarta melhor campanha na primeira fase e vai decidir uma vaga na final contra o Rubro-Negro. A equipe macaense vem se destacando pelas surpresas que pregou nos favoritos. Derrotou Fluminense e Vasco e por muito pouco não fez o mesmo contra o Flamengo.

O primeiro duelo das duas equipes será nesta quinta-feira (06), às 19h, no Ginásio do Juquinha. Já o segundo jogo será no sábado (08), às 17h, na Gávea. Se necessário, uma terceira partida acontece no domingo (09), no mesmo horário, também no Rio de Janeiro.

- Flamengo, Vasco/Universo e Fluminense/Minas têm plantéis que custam mais de R$ 1 milhão/ano. A Liga Macaense fez uma excelente parceria com o Saldanha da Gama e apresentou um time jovem e ambicioso, além de ter um técnico super competente. Estamos no mesmo patamar das melhores equipes do país, e os jogos serão decididos nos detalhes. Conto com a torcida macaense para sair na frente do Flamengo nessa série semifinal - afirma Guilherme Kroll, supervisor da Liga Macaense.

Favorito, o Flamengo espera uma partida equilibrada em Macaé, como diz o técnico Paulo Chupeta.

- O último jogo já foi complicadíssimo (101 a 99). A Liga Macaense trabalhou muito em cima dos erros que estavam cometendo e melhoraram bastante. Até por isso estamos treinando em dois períodos, para corrigir a rotação e a defesa de forma a não darmos espaços para o Macaé fazer o arremesso de três pontos - diz.

Na outra semifinal, tricolores e cruzmaltinos prometem fazer um clássico eletrizante. Enquanto o clube das Laranjeiras luta para vencer seu primeiro clássico, os vascaínos querem uma vaga na final para coroar o bom trabalho feito na primeira fase. O duelo reunirá nas quadras cariocas o atual campeão Brasileiro (Brasília, representando o Vasco) e o campeão da Liga Sul-Americana (Minas Tênis Clube, como Fluminense).

Infantil entra para a história

A equipe infantil da Liga Macaense já entrou para a história do esporte do município. É a primeira equipe de base de basquete, genuinamente macaense, que alcança a fase semifinal no Campeonato Estadual da categoria. Com a eliminação do Central (perdeu para o Botafogo por 2 a 0), somente três equipes podem alcançar o título máximo da temporada: Liga Macaense, Fluminense ou Botafogo. O Botafogo já está classificado para a final e aguarda o vencedor do confronto entre Liga Macaense e Fluminense. A série começa a ser jogada na próxima terça-feira (11), em Macaé, e quarta-feira (12), no Rio de Janeiro.

- É uma honra estar dirigindo esse grupo de jovens macaenses tão talentosos. Estou tendo a oportunidade de trabalhar os inúmeros detalhes que o jogo de basquete possui e estamos amadurecendo as atitudes do grupo. Assumi a equipe há pouco tempo e gostaria de poder ter trabalhado mais antes das finais. Mas acredito na superação e vamos jogar em igualdade com o Fluminense, que é, notoriamente, a melhor equipe do estado e o atual campeão nessa geração - conclui Guilherme Kroll, técnico da equipe.