Cento e quarenta e sete metros cúbicos. Essa foi a quantidade de entulhos e ágapes retirada do canal Macaé/Campos, segundo informou a secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp). Desde que o trabalho foi iniciado, no final de julho, já foram limpos 5.200 metros. A limpeza do canal está sendo feita do bairro Aeroporto até Cabiúnas, um trecho de 10 mil metros.
Durante o trabalho de limpeza, funcionários da Semusp foram obrigados a retirar algumas árvores que impediam o acesso da máquina. “Em substituição as árvores, estamos colocando coqueiros e grama”, disse o secretário da pasta, Delorme Ramos.
De acordo com o secretário, por se tratar de uma grande parte ser de área urbana, o trabalho vem sendo realizado de forma mais lenta, pois nesses trechos há obstáculos com as próprias árvores. Segundo Delorme, agora, o serviço de limpeza vai aumentar o rendimento, pois os trabalhos começam a ser feitos fora dessa área.
Conforme Delorme Ramos, como só agora alguns moradores permitiram que fossem retiradas do local as árvores que atrapalhavam a passagem da máquina, funcionários da Semusp puderam retornar e completar o serviço em todo trecho.
Para executar o trabalho de limpeza no canal Macaé/Campos, a secretaria está disponibilizando duas máquinas drageline, um trator de esteira, duas pick up, uma retroescavadeira, um cavalo mecânico. Além dessas máquinas, dez caminhões auxiliam na limpeza.