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Linha Verde: obras continuam

02/07/2008 15:15:05 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Depois de concluir as obras em pista da Linha Verde interditada para o tráfego, a prefeitura de Macaé realiza obras na pista direita dessa via, a partir do Trevo de acesso à Cancela Preta e Bairro da Glória. Nessa segunda fase de obras, a prefeitura iniciou as ações de recuperação da via no trevo da Rua Aloísio Gomes. Já foram asfaltados 400 metros desse trecho.

As obras no trecho restante, de 1.200 metros, incluem também retirada do asfalto antigo, que apresentava problemas, preparação da pista e colocação de novo asfalto. Toda a extensão em obras receberá uma ciclovia e será construída uma galeria para escoamento pluvial, com manilhamento alocado debaixo da ciclovia, com escoamento das águas pluviais para o Canal do Capote.

As ações na Linha Verde começaram em junho do ano passado, com a interdição de uma das pistas entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira. Como a Linha tem grande movimentação de veículos, o tráfego foi liberado em mão dupla na outra pista, para não causar maiores impactos no trânsito.

As obras nessa importante via do arco viário do município fazem parte do pacote que tem como objetivo agilizar o trânsito no centro de Macaé. A Linha Verde, juntamente com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e outras, interliga várias áreas da cidade. As obras têm orçamento de R$ 29 milhões.

Devido a grande movimentação de veículos, essa via de tráfego vinha apresentando problemas em toda sua extensão, com constantes alagamentos, dificultando o trânsito. A prefeitura realizou análises e sondagens do solo, concluindo que a via teria que ser refeita. Construída há cerca de onze anos, pelo governo do Estado, a Linha Verde foi construída em área alagada, e não foi preparada para a para a grande utilização que tem hoje. Cerca de sete mil veículos, a maioria carretas, trafega diariamente pela Linha Verde, segundo levantamento da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran).

- A Linha Verde tem quatro quilômetros de extensão em cada pista. O crescimento de Macaé nos últimos anos e o aumento do número de empresas que vieram para o município para atender à Bacia de Campos tornaram essa via uma opção de trânsito de veículos leves, mas também de carretas pesadas, impactando-a e causando os problemas no leito. Por isso, a via necessitava de obras que atendam ao crescimento atual e futuro de Macaé - disse o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker.