Foto: Assessoria FMC
Orquestra é composta por professores da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes
A programação da Fundação Macaé de Cultura (FMC) de novembro se inicia com apresentação de boa música. Nesta quarta-feira (4), o público macaense poderá apreciar o Cultura Dez, de música instrumental e intérpretes, que traz a cantora Lita Lopes e a Orquestra Popular de Macaé (OPM), que faz parte do projeto "Ensaios Abertos", da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).
A OPM, que oportuniza ao público macaense apreciar música de qualidade, começa o ensaio às 15h, na Praça das Artes do Centro Macaé de Cultura. É uma orquestra versátil, composta por professores da Emart. A orquestra utiliza sax, percussão, trompete, contrabaixo, trombone, flauta, guitarra, violino, bateria e violoncelo.
Através de um trabalho musical relevante, contribui para a formação de plateia, com repertório do mundo, assimilando gêneros musicais diversos que vão desde samba até o pop rock, passando por ritmos tradicionais brasileiros como maxixe, choro e jazz contemporâneo. A OPM tem como regente o músico Bruno Py.
O projeto "Cultura Dez" é quinzenal, no palco do Teatro Municipal de Macaé (TMM), e conta com a participação de músicos consagrados da cidade, para oferecer aos cidadãos mais uma opção cultural de qualidade a preços acessíveis. Na edição desta quarta-feira (4), quem se apresenta às 19h é a cantora Lita Lopes (solista/soprano). A cantora, que iniciou os estudos de canto com professores eruditos e populares, já participou como vocalista em vários grupos da cidade com os mais diversos repertórios.
Músicos conhecidos como Zé Rangel (sopro), Bruno Py (baixo), Magno Moreira (bateria) e Willer Bichara (guitarra) já se apresentaram no Cultura Dez.