logo

Live lança o livro "Garantias de direitos e o cuidado ampliado"

18/12/2020 15:06:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Divulgação

A obra é o resultado da Formação para Conselheiros Tutelares com capítulos escritos pelos professores do curso

O lançamento virtual do livro "Garantias de Direitos e o cuidado ampliado: uma abordagem para conselheiros tutelares" acontece na próxima segunda-feira (dia 21 de dezembro), às 20h, pelo YouTube. A live será um encontro com os autores do livro, que estão ligados diretamente ao trabalho das políticas públicas.

Com 223 páginas, a obra é o resultado da Formação para Conselheiros Tutelares com capítulos escritos pelos professores do curso. O livro reúne os temas das aulas que foram ministrados no curso e o trabalho coletivo de várias instituições para a formação dos Conselheiros Tutelares, contendo aspectos relacionados à atuação rotineira dos conselhos. A publicação é realizada pela Universidade Livre da Secretaria Adjunta de Ensino Superior.

O Secretário Adjunto de Ensino Superior da Secretaria de Educação, Carlos José Mattos de Andrade, elogia a obra. "Este livro é a expressão de um trabalho que possui a sua potência na reunião de esforços interinstitucionais para a implementação de políticas públicas que alcancem a população do município de Macaé", ressalta.

Já o coordenador da Universidade Livre da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, Paulo de Tarso Peixoto, coorganizador do livro, observa que a publicação é a culminância do curso de formação para Conselheiros Tutelares. "A obra tem como autores de seus capítulos, servidores públicos com experiência em seus campos de atuação. Desta forma, este livro está ligado às experiências prático-teóricas dos autores", comenta.

Trabalho em conjunto

Após a posse dos novos conselheiros tutelares de Macaé para o mandato 2020-2023, em janeiro deste ano, o Ministério Público, através da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, juntamente com a equipe da Universidade Livre da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, e a presidência do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Infância e da Adolescente, efetuaram um levantamento de situações práticas, constatando a necessidade de aperfeiçoamento da atuação do Conselho Tutelar. Desta forma, foram construídas coletivamente as temáticas do curso de formação que atendessem aos conselheiros tutelares na resolução das demandas envolvendo os interesses infanto-juvenis.

Com isso, de junho a dezembro deste ano, foi ministrada a Formação para Conselheiros Tutelares, com o objetivo tratar de algumas situações relacionadas às atividades dos conselhos de Macaé, além de destacar a discussão e análise de alguns casos práticos envolvendo a atuação do Conselho Tutelar.

"O livro é fruto de uma atuação interinstitucional e representa um grande passo para implantação de um curso de capacitação continuada para o fortalecimento do Conselho Tutelar de Macaé", pontua a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cesária Catarina Souza, coorganizadora do livro.

O livro é uma ação interinstitucional da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre, com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé (NTM), também responsável pela exibição da live, além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé e o Ministério Público, através da 1ª Promotoria de Justiça da infância, e da Juventude de Macaé (RJ). A publicação conta também com o apoio interinstitucional do Programa de Pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).