Realizada todo mês a reunião de diretores das escolas municipais de Macaé teve uma novidade nesta quinta-feira (27), o secretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, participou do encontro e distribuiu o Livro de Antonio Alvarez Parada para cada diretor. Foram distribuídos dois livros para cada escola, no total de 216. A reunião foi realizada no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, localizado no Parque Aeroporto.
Na reunião, a secretária especial de Educação, Milmar Pinheiro, comunicou aos participantes sobre aprovação da lei que dispões o horário integral nas escolas municipais e o Plano Municipal de Educação - Comissão Partidária. A secretaria Executiva Técnica junto a Coordenadoria de Suprimentos e Alimentação Escolar liberou o informe nº 2 da Merenda Escolar e entregou o Boletim Nutricional nº 5, sugerindo atividades diferenciadas na comemoração do Dia da Criança nas escolas. A Coordenadoria de Ação Educativa Descentralizada realizará o II festival de Música do COEP.
A secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) lançou a segunda obra inédita do historiador Tonito Parada, fruto do trabalho dos pesquisadores Vilson Gavinho e Larissa Frossard. O livro “O fio da história” é uma coletânea de crônicas de Tonito Parada publicadas aleatoriamente em jornais e revistas da região. O livro conta com gravuras do historiador, que também era excelente pintor e desenhista.
Tonito Parada
Falecido em 1986, Tonito era um historiador organizado. Todos os seus textos foram publicados em ordem cronológica, em colunas fixas das publicações. “A novidade deste livro que lançamos é que são crônicas avulsas, lançadas até na revista da Academia Campista de Letras”, lembra Larissa Frossard. Para o pesquisador Vilcson Gavinho, um dos pontos fortes da obra de Tonito Parada é o amor e a dedicação a Macaé, sua terra natal.