A prefeitura de Macaé lança na próxima semana o livro “Macaé - Nossas Mulheres, Nossas Histórias”, idealizado pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Codim), em parceria com a secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph). O evento acontece na quarta-feira (03) no Solar dos Mellos, a partir das 19h.
Durante quase um ano, representantes de diversos setores da comunidade contribuíram para a confecção da obra, que foi escrita em forma de verbetes. O livro conta a história de 167 mulheres desde o século XVII, que contribuíram e ainda contribuem para a formação, o desenvolvimento e a consolidação das práticas sociais locais.
A coordenadora da Codim, a médica Vânia Deveza, ressalta que o objetivo central da obra é registrar e documentar as trajetórias de personalidades femininas de diferentes áreas e condições sociais. “Acreditamos que este trabalho busca abrir perspectivas para a ampliação das reflexões em torno do papel da mulher na sociedade brasileira”, disse.
Vânia acrescenta que a colaboração efetiva de representantes de diversos setores da comunidade na elaboração dos verbetes, fez com que o trabalho não atendesse a interesses exclusivistas, amparando a multiplicidade de pensamentos e valores. O prefácio do livro é do prefeito de Macaé, Riverton Mussi.