logo

Logomarca divulga o VII Dia de Conscientização do Pontal

18/03/2005 12:23:47 - Jornalista:

Em sua sétima edição este ano, o Dia de Conscientização do Pontal é uma dinâmica desenvolvida pela prefeitura de Macaé em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento está sendo realizado até a próxima quarta-feira, e deve reunir cerca de três mil estudantes. A atividade faz parte do projeto Conhecer para Preservar, vinculado às secretarias de Meio Ambiente e Educação, com o objetivo de contribuir para o processo de conscientização das comunidades ribeirinhas da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé.

A programação inclui a Gincana Ambiental, que tem a tarefa antecipada de eleger a logomarca utilizada na divulgação do evento da edição seguinte. No ano passado, o autor da logomarca vencedora foi William de Lima, 13 anos, alunos do Ciep Nova Holanda. A população ribeirinha da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé abrange toda a área drenada pelo rio de mesmo nome e seus afluentes. Os principais são rio Sana, canal Macaé-Campos, rio São Pedro, Córrego Dantas, Córrego do Ouriço (Bicuda Pequena) e canal Virgem-Santa.

“Embora a população tenha aumentado consideravelmente nas regiões abrangidas pela bacia hidrográfica, o lixo doméstico que aporta na Praia da Barra vem diminuindo gradativamente, em resposta positiva a esta dinâmica”, diz o coordenador do projeto, Paulo Sérgio Barcelos. O que continua acontecendo no local, em grande quantidade, segundo o técnico da Semma, é o aporte de lixo orgânico proveniente do processo de degradação, seja ele natural, provocado por chuvas fortes, ou ações antrópicas, como os desmatamentos.

A Petrobras, através do Programa de Criança, estará participando pela primeira vez do Dia de Conscientização do Pontal, que este ano inscreveu 60 grupos de diversas escolas e instituições macaenses. Cada grupo apresentará duas propostas para a logomarca que será utilizada na divulgação do evento em 2006. As ilustrações serão confeccionadas pelos estudantes e escolhida por uma comissão julgadora composta por cerca de 100 pessoas, entre elas, monitores, palestrantes, técnicos responsáveis pelos estandes, um professor e um aluno de cada escola, que não poderão voltar em suas próprias instituições. Água e Melhoria da Qualidade Ambiental são os temas de abordagem para a criação dos desenhos.

Além do preparo da logomarca, a Gincana Ambiental envolve outras tarefas, como plantio de mudas de vegetação de restinga, atividades sobre a importância da reciclagem, manejo adequado do lixo e competição voltada para a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. A participação e o comportamento dos grupos também são quesitos de pontuação. No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, haverá um momento que contará com a participação de secretários, técnicos e representantes de entidades parceiras, que são: Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Saúde (Semusa), MacaéTur, Agenda-21, AS 06 (Setor Marrom), AS 05 (Setor Rosa), Escola Municipal de Pesca, Emhusa, Iate Clube e Petrobras.