logo

‘Lugares de Memória’: 41 alunos participam

31/05/2017 16:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Promoção da cidadania e valorização da identidade histórica e cultural do município são promovidas

O Solar dos Mellos oferece a estudantes da rede municipal e particular de ensino, nos períodos da manhã e da tarde de todas as quartas-feiras, o projeto "Lugares de Memória". Consiste em um tour histórico, turístico e cultural pelo Solar dos Mellos, de onde a Visita Guiada sai para o Forte Marechal Hermes e Igreja de Santana. Nesta quarta-feira (31), a atividade envolveu 41 crianças, com idades entre nove e dez anos, do quarto ano da Escola Municipal Interagir (Centro).

O "Lugares de Memória" faz parte do programa de Educação Patrimonial. Os diretores interessados que sua instituição de ensino participe do projeto podem telefonar para (22) 2759-5049 (Solar) e agendar. Suas rotas são urbanas, nas quais alunos e professores aprofundam conhecimentos sobre a história local. Aprendem a reconhecer e valorizar Macaé, imbuídos do conceito de preservação.

Ideias para expandir o projeto não faltam. Também estão sendo planejadas visitas ao Museu do Legislativo e às sociedades musicais Lyra dos Conspiradores e Nova Aurora. Segundo o coordenador do "Lugares de Memória", o historiador Bruno Rodrigues, ainda existe a ideia de levar a ação do Solar para a região serrana, dentro do projeto “Caminho das Águas”. "Isto significa visitar o Parque Municipal Fazenda Atalaia, em Córrego do Ouro, a Hidrelétrica e a Estação Ferroviária, em Glicério, além dos locais onde há esportes radicais, como canoagem”, conta Bruno.

Promoção da Cidadania

Para as professoras Cristiane Gonzaga e Luciana Célem, o Projeto "Lugares de Memória" dá aos alunos a oportunidade de dominar conteúdos sobre cidadania, além de disseminar conhecimentos históricos em prol de se valorizar mais Macaé.

Já João de Mello, de nove anos, aluno do quarto ano, ressaltou o encontro com objetos e quadros históricos no Solar – como os da exposição da Casa -, como um fator importante para sua formação. “Ter conhecimento e cultura vão me ajudar para que quando eu crescer, tenha um bom trabalho”, projeta.

O Solar dos Mellos é ligado à Secretaria de Cultura e fica na Rua Conde de Araruama, 248 - Centro.


Fotos Relacionadas