Lugares de Memória de Macaé recebem visitantes neste domingo

28/08/2014 17:11:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Um dos locais a serem visitados é o Solar dos Mellos

Realizado no final de cada mês, o projeto "Lugares de Memória" promove, neste domingo (31), mais uma visita programada que levará os participantes a conhecer o patrimônio histórico e cultural da cidade. Responsável pela organização e acompanhamento no passeio, a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural de Macaé, da Fundação Macaé de Cultura, faz um agendamento mensal disponibilizando 44 vagas para a formação do grupo de visitantes.

O Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé é o local das inscrições e ponto de partida do roteiro. É recomendável fazer agendamento prévio para garantir a vaga, indo até lá (na Rua Conde de Araurama, 248, centro) ou por telefone (2759-5049). Todas as vagas para o mês de agosto já foram preenchidas, mas ainda há uma lista de espera para o caso de desistência. A partir do mês de setembro, o projeto receberá também alunos e professores das escolas da rede pública de ensino.

Além das pessoas que se inscreveram nas duas últimas semanas, representantes do Centro Comunitário Amaralinha estarão participando pela primeira vez da visitação aos lugares de relevância histórica, cultural e turística de Macaé. O Amaralinha é uma OSCIP, que presta serviços à comunidade da Linha, no bairro Cajueiros. Este é o 6º Roteiro Histórico – Cultural e Turístico realizado no ano de 2014.

Para embarcar nesse tour, que dura cerca de quatro horas, é aconselhável usar roupas e calçados confortáveis, levar água e lanche. A saída está prevista para às 8h30. Os locais visitados vão ser o Solar dos Mellos, Forte Marechal Hermes, Sociedade Musical Nova Aurora.



Informações sobre Lugares Visitados:

Solar dos Mellos -
Chalé construído pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro no ano de 1891. Sua arquitetura mistura-se ao estilo romântico e gótico. Em 1911, foi comprado pelo jornalista e comerciante Cezar Mello para sua residência. Atualmente, abriga o Museu da Cidade de Macaé.

Forte Marechal Hermes – Originária do “Forte Santo Antonio do Monte Frio” - instalado no início do século XVII para dar proteção ao Porto de Macaé -, a Bateria Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi a primeira construída por ordem do próprio Marechal, e inaugurada no dia 15 de abril de 1910.

Igreja dos Jesuítas da Fazenda de Santana - Igreja pertencente à antiga Fazenda de Macaé ou de Santana. Foi edificada pelos padres da Companhia de Jesus no século XVIII, na sesmaria que foi solicitada por eles no ano de 1630, para o estabelecimento de um engenho e lavoura canavieira.

Sociedade Musical Nova Aurora - Fundada em 08 de junho de 1873, teve sua sede edificada entre 1889/1891. Ainda hoje abriga Escola de Música, Banda e a Capela dedicada à Santa Cecília. É tida como um belo exemplo da arquitetura do século XIX.