logo

Luta contra a violência doméstica é tema de cartilha

05/08/2021 16:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

O lançamento será na noite desta quinta-feira (5)

A cartilha "Direito das Mulheres: Educação na luta contra a violência doméstica" – Projeto Maria da Penha nas Escolas será lançada nesta quinta-feira (5), às 19 horas. A programação será virtual, através da plataforma do Google Meet, pelo link https://meet.google.com/ohx-uxbs-wgi. A live vai marcar o "Agosto Lilás", mês de conscientização pelo fim da Violência contra a mulher. Foram convidados representantes de toda a rede de proteção e atendimento às mulheres do município.

Participam do encontro integrantes do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam); a Secretária de Educação, Eliane de Araújo; e a Superintendente de Educação Inclusiva, Janaína Pinheiro. A cartilha é fruto das experiências do projeto de extensão "Maria da Penha nas Escolas", responsável por levar o debate sobre o tema aos alunos e alunas do ensino fundamental das escolas de Macaé. O objetivo é repassar um material de linguagem acessível, que possa ser utilizado tanto dentro como fora da sala de aula.

A produção da cartilha contou com a parceria do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres da UFF (Nupedim) e a Secretaria Municipal de Educação. Em breve o projeto retornará com as aulas presenciais, com a proposta de possibilitar aos alunos que conheçam as ações da Patrulha Maria da Penha, que funciona com atendimento 24 horas. Além do atendimento individual para a mulher que necessita de ajuda, a patrulha também atua com fiscalização de medidas protetivas, com possível prisão em caso de desacato à medida judicial.

A programação é fruto da parceria do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF-Macaé), com a Coordenadoria de Política para Mulheres de Macaé, através do Ceam - que tem uma rede de multiplicadores, incluindo profissionais da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, do 32º Batalhão de Polícia Militar, Defensoria Pública, Juizado Criminal, Ministério Público, Secretaria de Saúde e Hospital Público Municipal (HPM).


Fotos Relacionadas