logo

Macabaíba participa da 1ª Semana de Integração Científica de Macaé

17/09/2009 15:25:10 - Jornalista: Eloisa Seady

Foto: Bruno Campos

A loja Macabaíba, que funciona no Centro Macaé de Cultura, estará presente ao evento

Do dia 21 a 25 de setembro, os dois campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Macaé, o Nupem (Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé) e a Cidade Universitária, vão sediar a 1ª Semana de Integração Científica.

A programação consta de 25 palestras, além de duas mesas redondas sobre Ética e Diversidade, no auditório da Cidade Universitária e 10 mini-cursos no Nupem, além de duas mesas redondas. Paralelamente, ocorrerão exposições com produtos confeccionados pelas cooperativas de Macaé e do Museu de Química "Professor Athos da Silveira Ramos", da UFRJ. Vale ressaltar que a entrada são dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Instituto Beneficente Lar de Maria.

A loja Macabaíba, que funciona no Centro Macaé de Cultura, estará presente ao evento com objetos confeccionados por 60 artesãos da região macaense. “É sempre muito importante mostrar o potencial dos nossos artistas, não poderíamos de perder esta oportunidade, pois além de divulgarmos o trabalho artesanal deste segmento tão importante na nossa sociedade, suas peças são de boa qualidade e de muita criatividade”, destaca a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

Dentre os objetivos do evento, vale ressaltar a integração dos universitários, como também, promover um amplo debate sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos na região, através de mesas-redondas, palestras, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos e de extensão, além de exposições científicas e culturais onde temas e questões de interesse para o desenvolvimento sustentável da região também serão abordados. Para o evento, a UFRJ convidou professores renomados da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Fafima.

Para os visitantes, a organização do evento promoverá o “Intervalo Cultural”, que vai realizar na segunda-feira, dia 21, um show de MPB; na quarta-feira, dia 23 será a vez do chorinho e na sexta-feira, dia 25, o forró tomará conta do pedaço.