Macaé + 20: dinâmicas em grupos definem objetivos e metas do projeto

04/06/2024 15:01:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão/divulgação

Encontro realizado pelo Egim nesta terça-feira (4) trabalhou nas áreas de resultados

As ações do projeto Macaé +20 continuam. Nesta terça-feira (4), técnicos da prefeitura participaram de dinâmicas em grupos para elaboração dos objetivos e metas por áreas de resultados. A iniciativa faz parte da construção do Caderno 2, que evidencia como os problemas diagnosticados no Caderno 1, lançado em abril, serão resolvidos de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – um pacto global.

A dinâmica, conduzida pela professora da UFRJ, Gisele Silva Borba, buscou discutir de forma coletiva a leitura situacional da cidade para os próximos 20 anos. “Na próxima semana vamos trabalhar as boas práticas de outros municípios e até países conforme as referências indicadas pelos técnicos. A proposta é chegarmos às ações que deverão ser implementadas para alcançarmos as metas planejadas”, frisou Gisele.

O gerente do Egim, Romulo Campos, destacou que a colaboração dos técnicos das secretarias, com a parceria das universidades, especialmente da UFF e da UFRJ, aprimoram o projeto. “A iniciativa é uma colaboração de vários segmentos e instituições. Já estamos concluindo a fase dois e a terceira será o monitoramento e avaliação de todo o trabalho para garantir a execução do que foi programado”, frisou.

As áreas de resultados trabalhadas são: Ambientalmente, Sustentável e Resiliente; Econômica, Empreendedora e Inovadora; Escolarizada; Organizada e Funcional; Saudável, Social e Inclusiva; Segura, Integrada e Inteligente.

A coordenadora do Macaé + 20, Scheila Abreu, afirmou que após a conclusão da fase dois, o projeto segue para a terceira etapa, o monitoramento e avaliação de todo o trabalho. Segundo ela, o objetivo é garantir a execução das ações e metas programadas.

O encontro contou ainda com a presença dos professores da UFRJ, Bruno Barzellay Ferreira da Costa e Conrado Vidotte Plaza.

Conheça o hotsite do projeto.


Fotos Relacionadas