Macaé+20: prefeitura prorroga prazos para submissão de artigos que visam estruturar políticas públicas focadas no futuro

17/09/2024 17:21:00 - Jornalista: Janira Braga

O Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM) da Prefeitura de Macaé informa a prorrogação dos prazos do edital de chamada para publicação do Macaé+20. A adesão voluntária ao projeto e o envio da proposta do artigo original devem ser realizadas até 30 de setembro. O envio do artigo completo deve ser feito até 31 de outubro; o parecer final até 9 de novembro e o lançamento do (s) e-book (s) em dezembro de 2024.

A chamada para a publicação de trabalhos científicos que venham a contribuir para o debate de longo prazo no município considera que a estruturação do pensamento estratégico necessariamente precisa ser balizada pela consciência das tendências atuais e possibilidades do futuro, tendo em vista a formulação e a reformulação de políticas públicas e programas municipais de desenvolvimento.

A chamada tem por objetivo convidar pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa da cidade e região para apresentarem uma revisão de literatura sobre o tema e a prospecção de futuros cenários para a cidade, e o município na região, de forma a contribuir para a elaboração de diretrizes municipais de longo prazo, relacionadas a áreas de resultado propostas pelo Macaé+20: Plano Estratégico de Longo Prazo.

As áreas são Ambientalmente Sustentável e Resiliente com as temáticas: ambiente e sustentabilidade; Defesa Civil; saneamento e serviços públicos. Outra área é Econômica, Empreendedora e Inovadora com as temáticas: Agroeconomia; Desenvolvimento Econômico; Interior; Pesca; Políticas Energéticas; Trabalho e Renda; Turismo. A terceira área é Escolarizada, com as temáticas: Cultura e Educação.

A próxima área é Organizada e Funcional com as temáticas: Comunicação Social; Controladoria; Gestão; Fazenda; Licitações e Contratos; Obras; Ouvidoria; Patrimônio; Recursos Humanos.

Em seguida, Saudável, Social e Inclusiva abordando as temáticas: Desenvolvimento Social; Esporte; Habitação; Políticas para as Mulheres; Política de Promoção da Igualdade Racial; Qualificação Profissional; Saúde. Por último, a área Segura, Integrada e Inteligente aborda as temáticas: Ciência e Tecnologia; Mobilidade Urbana e Ordem Pública.

A comissão organizadora é formada por Romulo Alexander Campos, Scheila Ribeiro de Abreu e Silva e Darana Carvalho de Azevedo. Os editores são Gisele Silva Barboza, Bruno Barzellay Ferreira da Costa, Beatriz Rohden Becker e Conrado Vidotte Plaza.